UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Língua Brasileira de Sinais Libras
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU06-12610
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Sensibilizar os alunos para as questões sociais, psicológicas, educacionais, linguísticas e políticas da comunidade surda
-Proporcionar ao aluno a oportunidade de inteirar-se sobre a visão da pessoa surda e de suas implicações sociais, psicológicas , educacionais e linguísticas;
-Oferecer subsídios para reflexão sobre questões que envolvem a inclusão social e escolar da pessoa surda e as legislações vigentes em relação á surdez;
-Desmistificar preconceitos dos alunos em relação à Língua Brasileira de Sinais e em relação á pessoa surda valorizando a comunidade surda e seus aspectos culturais e identitários;
-Apresentar as principais abordagens de ensino relacionada á educação de surdos;
- Conhecer o vocabulário básico em LIBRAS de forma que consigam travar um diálogo inforal com uma pessoa surda;
- Apresentar os aspectos educacionais da pessoa surdocega;

EMENTA:

Reflexões sobre a cultura e a identidade surda. Aspectos gramaticais e vocabulário básico da Língua de Sinais Brasileira. As principais legislações da educação de surdos. Discussão sobre a inclusão escolar da pessoa surda. A história da educação de surdos. Aspectos educacionais da surdocegueira.


BIBLIOGRAFIA:

Artigos e livros on-line. Acesse: http://editora-arara-azul.com.br/portal
Artigos e revistas on-line do INES. Acesse: http://www.ines.gov.br
Artigos e revistas on-line da FENEIS-Federação nacional de Educação e integração dos surdos. Acesse: www.feneis.org.br
BRASIL. Decreto 5626/2005.
BRASIL. Lei 10436/2002.
DAMÁZIO. Mirlene Ferreira Macedo. Atendimento Educacional Especializado. Livro online: http://portal.mec.gov.br/seep/arquivos/pdf/aee-da.pdf
Felipe, Tanya A. Libras em Contexto: Curso Básico: Livro do Estudante 8ª.edição- Rio de Janeiro: WalPrint Gráfica e Editora, 2007. Livro online:HTTP://librasemcontexto.org/livroestudante/livroestudante.2007.pdf
GESSER, Audrei. LIBRAS?: Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
GESSER, Audrei. O ouvinte e a Surdez: Sobre ensinar e aprender a LIBRAS. São Paulo: Parábola editorial, 2012.
LABORIT, Emmanuelle. O voo da gaivota. Editora Best Seller. Paris, 1994.
LOURENÇO, Katia Regina Conrad; MEIRELES, Antônio Rauf Alves Di Carli; MENDONÇA, Suelene Regina Donola. Identidade, Cultura e Língua de Sinais: O Mundo do Surdo. In: Libras - Língua Brasileira de Sinais. Taubaté: UNITAU, 2012. Unidade 02, p. 25-46. Katia Regina Conrad Lourenço ACESSE: www.acessolibras.com/artigos.html 33
Programa de televisão do TVBRASIL/INES on-line: Acesse: HTTP://www.tvines.com.br
QUADROS, Ronice Muller de. Ideias para ensinar português para alunos surdos.Brasilia:MEC,SEESP,2006.
SKILIAR, Carlos de. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre:Mediação,1998
QUADROS, Ronice Muller de. Educação de Surdos :a aquisição da linguagem. Porto alegre: Artes Médicas, 1997.
SKILIAR, Carlos. Atualidades da educação bilíngue para surdos.Volume I e II. Porto Alegre: Mediação, 1999.
QUADROS, Ronice Muller e PERLIN, Gladis. Estudos surdos I e II. Petrópolis: Rio de Janeiro. Arara Azul ,2007.
BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de Linguas de sinais. Rio de Janeiro. Tempo Brasileiro: UFRJ, Departamento de Línguística e filologia, 1995.
QUADROS, Ronice Muller de e KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
QUADROS, Ronice Muller de e CRUZ, Carina Rabello. Língua de sinais: instrumentos de avaliação. Artmed, 2011.