UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Monografia I
CARGA HORÁRIA: 120 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: EDU02-12608
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
3690
TOTAL 5 8 120

OBJETIVO(S):

1. Proporcionar ao educando a aquisição de habilidade e competência para o planejamento e execução do trabalho cientifico.
2. Aplicar os conhecimentos de: estrutura e organização de projetos, coleta e análise de dados.
3. Rever os aspectos técnicos da redação científica com base nas normas da ABNT.

EMENTA:

A disciplina destina-se a rever e praticar os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em educação.particularmente no que tange o processo de elaboração de um projeto de pesquisa
Elaboração de um projeto de investigação visando à consolidação dos conhecimentos que fundamentam a ação pedagógica através do estudo e pesquisa sobre um tema de natureza educacional, relativo aos conteúdos do currículo do Curso de Pedagogia.
Refletir sobre a Ética na pesquisa em Educação



BIBLIOGRAFIA:

BOOTH, W.C.; COLOMB,G.G. e WILLIAMS. A Arte da Pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
LOMBARDI, J.C. (org). 2ª ed. Pesquisa em Educação: História, Filosofia e temas transversais. Campinas: Autores Associados, 2000.
LÜDKE, M. e ANDRÉ, M. E.D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU,1986.
NOGUEIRA,Mário L de L. Projeto Político Pedagógico e Pesquisa em Educação 3. A Pesquisa Bibliográfica. Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ.2004.
PEREIRA, G.R.M. e ANDRADE, M.da C. L. (org) O Educador Pesquisador e a Construção do Conhecimento. Florianópolis:Insular, 2003.