UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Estágio em Educação de Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU06-12607
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio1 2 30
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

- Articular e integrar a teoria trabalhada mediante o estudo do conteúdo das disciplinas acadêmicas do Núcleo de Formação Específica e a prática vivenciada na realidade do cotidiano escolar.
- Associar suas aprendizagens à realidade observada e experenciada, colocando em prática os conhecimentos construídos ao longo do curso de Pedagogia.
- Oportunizar o contato com os documentos da escola, responsáveis pela sua organização e gestão;
- Analisar e criticar os registros da estrutura escolar, dentre eles:
o regimento escolar;
a proposta político-pedagógica;
a matriz curricular;
os documentos que sistematizam a secretaria escolar.

EMENTA:

Atividades programadas a serem desenvolvidas em Escolas de Educação Básica que possuam esta modalidade de ensino relativa aos primeiros anos de escolaridade do Ensino Fundamental, distribuídas entre observação, co-participação e docência. Registro escrito das atividades de observação, co-participação e docência. Análise e discussão coletiva das atividades práticas realizadas.


BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho - o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. IN: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda. (orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeira: DP&A, 2001.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2002.
MACEDO, Roberto Sidnei. Compreender/Mediar A formação: o fundante da educação. Brasilia: Liber Livro Editora, 2010.
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. LEITE, Lígia. Estágio em educação de jovens e adultos - UERJ. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2011.