UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Gestão Educativa II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU09-12606
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Permitir ao aluno conhecer a evolução histórica e as principais características da Orientação e da Supervisão Educacional na escola. Relacionar estas ações com a gestão da sala de aula. Identificar a importância da Orientação e da Supervisão Educacional na gestão democrática e participativa. Instrumentalizar o pedagogo para o desempenho das funções da Orientação Pedagógica na escola.
EMENTA:

A Gestão Escolar, contemplando a Orientação Educacional e a Supervisão Educacional, na perspectiva da Pedagogia. Fundamentos epistemológicos, conceitos básicos e principais alternativas utilizadas para a efetivação dessas áreas na escola. Origem e evolução da Orientação e da Supervisão Educacional, seus objetivos, políticas básicas e a integração das mesmas na configuração de uma Gestão Educacional democrática.


BIBLIOGRAFIA:

Anais do ENCONTRO NACIONAL DE SUPERVISORES EDUCACIONAIS, 6. Belém, ASEERJ, 1983.
BECK, Carlton E. Fundamentos filosóficos da Orientação Educacional. São Paulo: EPU, 1977.
BICUDO, Maria Aparecida. Fundamentos de Orientação Educacional. São Paulo: Saraiva, 1978.
BRANDÃO, Carlos R. O Educador: Vida e Morte. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.
FERREIRA, Naura S. Carapeto. (Org.). Supervisão Educacional para uma Escola de Qualidade. São Paulo: Cortez, 2002.
FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. A perspectiva do especialista em educação: um olhar sobre a Orientação Educacional: avanços e possibilidades. In. Seminário Interdisciplinar em Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Santa Cruz do Sul: UNISC, set/dez, 2000.
GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin. A orientação educacional: conflito de paradigmas e alternativas para a escola. São Paulo: Cortez, 2002.
______ (org). A Prática dos Orientadores Educacionais. São Paulo: Cortez, 1994.
______. O espaço filosófico da orientação educacional na realidade brasileira. Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1992.
JONES, Artur J. Princípios de orientação educacional . Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1977.
LUCK, Heloisa. Ação integrada- administração, supervisão e orientação educacional. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
MEDINA, Antonia da Silva. Supervisão Escolar: da ação exercida à ação repensada. Porto Alegre: AGE, 2002.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2002.
PENTEADO, Wilma Millan Alves. Orientação educacional - fundamentos legais. São Paulo: Edicon, 1980.
PLACCO, Vera Maria N. de Souza. Formação e prática do educador e do orientador. São Paulo: Papirus, 1994.
RANGEL, Mary (org.). Supervisão Pedagógica: Princípios e Práticas. Campinas: Papirus, 2001.
SILVA JR., C. A. & RANGEL M. (orgs.). Nove olhares sobre a supervisão. Campinas: Papirus, 2004.
VASCONCELLOS, C. dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.
VIEIRA, Flávia. Supervisão: Uma prática reflexiva de formação de professores. Rio Tinto / Portugal: Edições ASA, 1993.