UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Currículo
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-12605
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Reconhecer as diferentes teorias curriculares; Analisar políticas públicas de currículo; Discutir o currículo como produção cultural; Identificar e analisar tendências e questões atuais no campo do currículo; Correlacionar produção curricular, saberes profissionais e formação de professores; Debater e compreender a dinâmica de produção curricular no cotidiano da educação básica, relacionando diferentes aspectos que compõe o seu desenvolvimento; Propor e analisar possibilidades de organização curricular na educação básica.
EMENTA:

A problemática curricular como campo de pesquisa e investigação. Perspectivas curriculares: tradicional, crítica e pós-crítica. Políticas curriculares desenvolvidas na realidade brasileira e suas bases: LDB, Parâmetros curriculares Nacionais, diferentes formas de organização curricular, Relações entre produção curricular, saberes profissionais e formação de professores, Implicações entre didática e currículo.


BIBLIOGRAFIA:

CANDAU, Vera e MOREIRA, Antônio Flávio. Multiculturalismo - diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
GIROUX, Henri. GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GOODSON, Ivor F. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes, 1995
HERNANDEZ, Fernando. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (Org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.
_______________________________________. Políticas de currículo em Múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006.
MOREIRA, Antonio Flávio B. (org.) Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999.
MOREIRA, Antônio F. B. (Org.) Currículo: Questões Atuais. Campinas: Papirus, 1997
SACRISTÁN, J. G. 3ª ed. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
SILVA, Tomaz T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SILVA, Tomaz T. da e MOREIRA, Antônio F. B. (orgs.) Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.
________. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.