UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Pedagogia nos Espaços Sociais de Formação Humana
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU05-12604
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

1. Analisar o papel do pedagogo em contextos não-escolares.
2. Avaliar a dimensão educativa de projetos de instituições governamentais e de ação comunitária.
3. Compreender as bases pedagógicas da relação entre educação, trabalho e formação profissional em instituições não-escolares.

EMENTA:

Ação do pedagogo na sociedade atual e os múltiplos contextos educativos. Ações e projetos em instituições educativas e educadoras da sociedade contemporânea. Planejamento, execução, controle e avaliação pedagógica de programas de formação profissional continuada. Projetos de educação comunitária e popular em associações, sindicatos, cooperativas, partidos políticos, igrejas e outras organizações sociais.Bases teóricas do mundo do trabalho e sua relação com os processos educativos. Ação-reflexão-ação sobre projetos pedagógicos desenvolvidos em instituições não-escolares. Análise de processos de ação pedagógica, de relacionamento interpessoal e de dinâmica de grupo em instituições não-escolares.


BIBLIOGRAFIA:

ANTUNES, Ricardo. Classe operária, sindicatos e partidos no Brasil. São Paulo: Cortez/ Ensaio, 1988.
BEAL, George e outros. Liderança e dinâmica de grupo. 5 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.
BENJAMEM, Fernanda Sobral. Educação e mudança social. São Paulo: Cortez /Autores Associados, 1980.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A questão política da educação popular. 10 ed. São Paulo: Brasiliense, 1997.
BRUM, Argemiro. Democracia e partidos políticos no Brasil. Ijuí: Unijuí Editora, 1988.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GONÇALVES, Ana Maria e PERPETUO, Susan Chiode. Dinâmica de grupos na formação de lideranças. Rio de Janeiro: D.P&A, 2000.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê ? 5 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MARKET, Werner. (Org.). Trabalho, qualificação e politecnia. Campinas: Papirus, 1996.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
_____________. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez / Brasília: Unesco, 2000.
PIMENTA, Selma Garrido.(Org.) Pedagogia: ciência da educação? 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1996.
RICARDO, Eleonora Jorge.(Org) Educação corporativa e educação a distância. Rio de Janeiro: Qualitmark, 2005.
SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Trabalho, educação e prática social. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.