UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Gestão Educativa I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU09-12599
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender a gestão educacional como processo dinâmico, democrático e participativo, capaz de favorecer o desenvolvimento de projetos pedagógicos e a definição de estratégias de gerenciamento de processos e de profissionais de ensino, visando à constituição de conhecimentos e valores pelos estudantes e da identidade escolar.
Analisar as confluências entre educação, desenvolvimento econômico e políticas públicas, para compreender suas inter-relações e práticas com as atividades administrativas escolares.
Entender o planejamento como um elemento efetivo para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, no que diz respeito a definição de ações necessárias para o alcance de metas e a avaliação do que a escola faz e deve fazer para cumprir sua função social.
Compreender a avaliação como processo permanente de aprendizagem e de aprimoramento da dinâmica do contexto social, político, econômico e cultural, na construção de uma educação mais democrática e igualitária.
Refletir sobre as atividades educacionais e as diferentes formas de gestão - a partir da prática vivenciada na unidade escolar - com relação aos aspectos da organização do trabalho escolar, do planejamento e da avaliação de propostas pedagógicas. (*)

EMENTA:

Aspectos Legais da educação, processos de escolarização e cultura escolar na sociedade brasileira;
A função social da escola e suas dimensões pedagógica, política e administrativa-financeira;
Políticas Públicas e Gestão Educacional;
Fundamentos, estrutura, funcionamento e cultura(s) da organização: ciclos de gestão no espaço educativo;
Descentralização e autonomia: administração democrática da gestão escolar;
Planejamento Participativo: princípios, características, funções e fases;
Projeto Político-Pedagógico (PPP) como elemento norteador das ações político-pedagógicas da escola: concepções epistemológicas, filosóficas e políticas;
Execução do projeto político-pedagógico em seu conjunto: currículo, processos de ensino-aprendizagem, regimento escolar, estrutura e atuação da coordenação pedagógica, relações interpessoais, etc.;
Gestão do processo de ensino: o projeto pedagógico;
Práxis gestora: concepção e práticas;
As múltiplas dimensões e os aspectos metodológicos da avaliação como prática reflexiva no contexto geral da ação educativa;
Avaliação interna e externa dos sistemas escolares e da escola: avaliação de aprendizagem e institucional;



BIBLIOGRAFIA:

BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras Editora, 2000.
BASTOS, João Baptista (Org.). Gestão Democrática. Rio de Janeiro: DP&A:SEPE,2000.
BRASIL.Ministério da Educação. Constituição Federal de 88. Brasília,1999.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília,1996.
BRIGHENTI, Agenor. Metodologia para um Processo de Planejamento Participativo. São Paulo: Paulinas, 1988.
FUSARI, José C. A construção da proposta educacional e do trabalho coletivo na unidade escolar. In: BORGES A. S. et al. A autonomia e a qualidade do ensino na escola pública.. Edição Especial. São Paulo: FDE,1995. p77-82. (Série Idéias, 16).
GADOTTI, M. e ROMÃO, J. E. (orgs.). Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 1997.
GODOY, A . C. de Souza. Gestão escolar e prática reflexiva.In: BELLOTO, A .A. Monteiro et. Alli. (Org.). Interfaces da gestão escolar. São Paulo: Editora Alínea,1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática . 5ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
LÜCK, Heloísa. Metodologia de Projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão, Petrópolis/RJ: Vozes, 2003.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.
PINTO, João Bosco G. Planejamento Participativo na Escola Cidadã. In: SILVA, Luiz H. e AZEVEDO, José C. Paixão de Aprender II . Petrópolis: Vozes, 1995.
PADILHA, P. R. Planejamento dialógico como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2001.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática,1998.
ROCHA, A. P. Projecto Educativo de Escola: administração participada e inovadora. Portugal: Edições Asa, 1996.
SOUSA, J. V. de. A construção da identidade do sujeito no projeto político-pedagógico. In: FONSECA, M. & VEIGA, I. P. A. (orgs.) Dimensões do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus: 2002.
VASCONCELLOS, Celso S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2006.
VEIGA, I. P. A. (orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2003.