UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Corpo e Movimento na Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-12596
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar o conceito de corpo e suas ações na escola e na sociedade.
Apresentar a questão da corporeidade na história, na antropologia e na educação.
Refletir sobre as principais teorias do crescimento e do desenvolvimento infantil em bases psicomotoras, educacionais e culturais.
Construir conexões entre corpo, movimento e educação inclusiva.
Compreender a importância do jogo e do brinquedo na construção do conhecimento.
Oportunizar o entendimento do sujeito por completo, contextualizado em sua plenitude de sua corporalidade na cultura, na política e em seu meio social.
Refletir sobre os movimentos e gestos corporais enquanto expressões da cultura e do período histórico-social;
Compreender a linguagem do corpo na sociedade brasileira;
Refletir sobre a corporeidade e as novas tecnologias no espaço escolar.
Refletir sobre o papel do educador como mediador da cultura sócio-corporal.

EMENTA:

O corpo na escola e na sociedade brasileira. As condições político-sociais do corpo. Movimento e expressão corporal na história, na cultura e na sociedade. Compreensão da função estratégico-metodológica do corpo em relação ao conceito de saúde social e a cultura corporal. Entendimento e ação na relação da corporeidade no processo de construção do conhecimento. Possibilidades de ações pedagógicas lúdicas e práticas do corpo e do movimento no espaço escolar. Conhecimento das concepções psicomotoras e suas diferentes fases no espaço escolar. Corpo e movimento no tempo e espaço. As diversas manifestações e expressões corporais na escola.


BIBLIOGRAFIA:

AMARAL, J. D. Jogos Cooperativos. São Paulo: Phorte, 2004.
BRUHNS, Heloísa T. (org.). Conversando sobre o corpo. Campinas: Papirus, 1985.
_____________. O corpo parceiro e o corpo adversário. Campinas, Papirus, 1993.
CALLADO, C. V. Educação para a paz: promovendo valores humanos na escola, através da educação física e dos jogos cooperativos. Santos, Projeto Cooperação, 2004.
CHATEAU, J. O jogo e a criança. São Paulo, Summus, 1987.
FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro. São Paulo: Scipione, 1989.
FREITAS, G. G. O esquema corporal, a imagem corporal, a consciência corporal e a corporeidade. Ijuí, UNIJUÍ, 1999.
FRIEDMAN, A.. Brincar: crescer e aprender. O resgate do jogo infantil. São Paulo: ed.Moderna, 1996.
GAIARSA, J. A. O que é corpo. São Paulo: Brasiliense, 2002.
GALLO, S. Ética e cidadania: caminhos da filosofia. Campinas, Papirus, 2003.
GARCIA, R. L. (Org.). O corpo que fala dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar, agir - corporeidade e educação. Campinas, Papirus, 1994.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo, Perspectiva, 1980.
LOVISARO, M.. Educação psicomotora na pré-escola. Rio de Janeiro: Moderno, 1999.
MARANHÃO, D. N. M. Ensinar brincando: a aprendizagem pode ser uma grande brincadeira. Rio de Janeiro, WAK, 2007.
MEDINA, J. P. S. O brasileiro e seu corpo, Campinas, Papirus, 1987.
SALVADOR, M. A. S.. Corpo e controle no cotidiano escolar: desafios na construção do conhecimento. Anais do XI ENFEFE, pg: 246 - 256, UFF, 2007.
______________. Jogos Cooperativos: uma estratégia essencial da cultura corporal nas escolas públicas. Anais do V ENFEFE, pg: 69 - 72, UFF, 2001.
SANTIN, S.. Educação Física: uma abordagem filosófica da Corporeidade. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2003. SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOCIEDADE INCLUSIVA: (1999, BELO HORIZONTE,MG); PONTI GERAIS. Cidadania sem barreiras. Belo Horizonte: PUC Minas, [19-]. 1v. (sem paginação).
SOLER, R.. Jogos Cooperativos. Rio de Janeiro: Vozes, 2003
SOUZA, H. H.. Corporeidade e Aprendizagem. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 21, n.1, set. 1999.
VILLAÇA, N.. Em pauta: corpo, globalização e novas tecnologias. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.