UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Ciências na Educação I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-12595
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Reconhecer a indissociabilidade entre ciência, tecnologia e sociedade;
Relacionar saúde e ambiente a implementação de projetos de extensão;
Discutir conceitos básicos de ciências naturais;
Verificar que a produção de conhecimento em ciências naturais está intrinsecamente relacionada ao material didático utilizado pelo professor; Estabelecer relação entre consumo e sustentabilidade; Comparar modelos de educação ambiental.

EMENTA:

Ciência, tecnologia e sociedade; Saúde, ambiente e projetos de extensão; Alfabetização científica: conceitos básicos de ciências naturais; Produção de conhecimento em ciências naturais e material didático; Consumo e sustentabilidade; Modelos de educação ambiental.


BIBLIOGRAFIA:

Krasilchik, M & Marandino, M. Ensino de ciências e cidadania, São Paulo: Moderna, 2004.
Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia Hoje, Volumes 1, 2 e 3. Editora Ática, 2003.
Latour, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.
Marandino, M.; Selles, S. E.; Ferreira, M. S. & Amorim, A. C. (organizadores). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa? Niterói: Eduff, 2005.
Purves, W.K.; Sadava, D.; Orians, G.H. & H.C. Heller. Vida: a ciência da biologia. Porto Alegre: Artmed. 2002.
Raw, I.; Mennucci, L. & M. Krasilchik. A biologia e o homem. São Paulo: Editora da Universidade do Estado de São Paulo, 2001.