UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Educação de Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU06-12592
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

a) Apresentar e analisar aspectos conceituais e legais referentes à Educação de Adultos e à Educação de Jovens e Adultos;
b) Reconhecer e discutir os aspectos ideológicos, históricos, sociais, culturais, políticos e econômicos presentes na EJA, compreendendo os contextos e sentidos historicamente produzidos;
C) Refletir sobre as questões que envolvem as formas de aprender em suas especificidades e as propostas curriculares específicas para à educação de pessoas jovens e adultas, visando à formação docente crítica e comprometida com essa modalidade de ensino.

EMENTA:

Conceito de Educação de Adultos (EDA) e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Questões históricas, sociais, culturais, políticas e econômicas na EJA. Sujeitos da EJA e suas relações nos contextos educativos da sociedade atual. Conferências internacionais e outros espaços de articulação política de EJA. Projetos e Programas de educacionais na área: impactos na história da EDA/EJA no Brasil. A EJA e a perspectiva do direito público subjetivo. Cenários das políticas públicas atuais: a legislação educacional e a oferta de educação para pessoas jovens e adultas. Relações EJA e mundo do trabalho. Modos do aprender de jovens e adultos - teorias e concepções. Avaliação da aprendizagem em consonância dom a concepção de ensinar e aprender. Os Parâmetros Curriculares de EJA - abordagem e importância nos processos de ensino de jovens e adultos. Educadores de jovens e adultos - perfil e atribuições.


BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 11/2000. Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a EJA. Brasília: MEC, 2000.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/96. Brasília: MEC,1996.
BRUNEL, Carmen. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987
HADDAD, Sergio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. In: Revista Brasileira de Educação. São Paulo: Autores Associados. mai-ago/2000, n. 14, p. 108-130
MACHADO, Maria Margarida (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Brasília: SECAD/MEC, UNESCO, 2008.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PAIVA, Jane. (orgs.). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP et Alii, 2009.
PAIVA, Jane. Os sentidos do direito à educação para jovens e adultos. Petrópolis: DP ET Alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009.
PEREIRA, Maria Lúcia. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. BH: Autêntica, 2004.
PICONEZ, Stela C. B. Educação escolar de jovens e adultos. Campinas, SP: Papirus, 2002
SOARES, Leôncio (org.) Diálogos na educação de jovens e adultos. BH: Autêntica, 2005
SOUSA, Filomena. O que é "ser adulto"? As práticas e representações sociais - a sociologia do adulto. VI Congresso Português de Sociologia - mundos sociais: saberes e práticas. Universidade Nova de Lisboa, 25 a 28 de junho de 2008.