UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Artes na Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-12590
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Promover uma reflexão sobre o papel das artes no processo educativo.
Introduzir o futuro docente aos fundamentos básicos das diferentes linguagens artísticas (visuais, cênicas, musicais);
Despertar o futuro docente para as múltiplas possibilidades de leitura do objeto artístico, do ponto de vista crítico / interpretativo;
Introduzir o futuro docente à prática pedagógica no campo da Arte.

EMENTA:

1. A educação musical na escola
- música e significação musical
- o papel da música na escola
- a música como criação coletiva e como prática discursiva

2. O teatro na escola
- o teatro como jogo
- o teatro como linguagem
- o espaço teatral
- a prática teatral na sala de aula

3. As artes visuais
- a arte como mediação entre o homem e o mundo
- os elementos da linguagem visual
- a arte-educação no Brasil



BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no Ensino da Arte. São Paulo, Perspectiva, 1994.
BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e não ator com vontade de dizer algo através do teatro, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1989.
BUORO, Anamélia Bueno. O olhar em Construção: Uma experiência de ensino e da aprendizagem arte na escola, São Paulo, Cortez, 1996.
COLI, Jorge. O que é Arte. São Paulo, Editora Brasiliense, 1994.
FRANCASTEL, Pierre. Elementos de sociologia da Arte, São Paulo, Perspectiva, 1982.
GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte. Rio de Janeiro, Editora Guanabara, 1978.
GRAHAM, Gordon. Filosofia das Artes: Introdução à Estética, Lisboa, Editora Edições 70, 2001.
ROUBINE, Jean Jaques. A linguagem da Encenação Teatral, Rio de Janeiro, Zahar Editora, 1982