UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Didática
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-12587
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Contribuir para formação de professores críticos, capazes de refletirem sobre a realidade e as exigências do processo ensino-aprendizagem no cotidiano escolar; os diferentes contextos sócio-educativos, a partir dos diferentes espaços, tempos e formas de linguagens que os cercam, revendo, se necessário, as próprias práticas profissionais no processo ensino-aprendizagem, a partir de uma atuação didática plural e transformadora.
EMENTA:

Educação, Pedagogia e Didática. Didática e tendências pedagógicas. Formação, memória e conhecimento docente a serviço da construção da identidade profissional. Cotidiano escolar e as relações entre cultura e diversidade,interações e autoridade na sala de aula. Tecnologias e as diferentes linguagens dinamizando os procedimentos de ensinar e aprender. Organização, implementação e acompanhamento do processo de ensino.


BIBLIOGRAFIA:

Candau, Vera M. (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis. Vozes, 1997.
___________. (org.). Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1994.
___________. (org.). Didática questões contemporâneas. Rio de Janeiro: Forma e ação, 2009.
Esteban, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A e SEPE/RJ, 1999.
Freire, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
Libaneo, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
Perrenoud, Phillipe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
Tardif, M. Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Santos, E. e Alves, L. Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais. Rio de Janeiro: e- Papers, 2006.
Vasconcellos .C. dos S. Planejamento:plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo.São Paulo: Libertad,2004