UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: Educação Infantil II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU07-12585
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Refletir sobre desenvolvimento e aprendizagem da criança na perspectiva crítica;
- Discutir os limites e contribuições das teorias psicológicas, sociológicas e antropológicas da infância e suas implicações para a prática pedagógica de educação infantil;
- Compreender a relação criança-conhecimento-cultura e sua historicidade;
- Analisar as diferentes formas e espaços de expressão da criança, a partir das produções culturais: a produção cultural para a criança e a produção cultural da criança.
- Reconhecer as múltiplas linguagens e identificar as diversas possibilidades de apropriação e expressão das linguagens na educação infantil;
- Compreender a dimensão cultural do brincar;
- Identificar práticas cotidianas de educação e cuidado para a criança de zero a seis anos fundamentadas em princípios éticos, políticos e estéticos.

EMENTA:

Visão histórica e crítica das principais concepções de desenvolvimento infantil e aprendizagem. Socialização e práticas sociais de educação e cuidado da criança. Contribuições da psicologia, da sociologia e da antropologia para compreensão da infância e das práticas cotidianas da educação da criança de zero a seis anos. Infância e Cultura. Produção cultural para a infância. Culturas infantis. Princípios políticos, éticos e estéticos da educação infantil. Múltiplas Linguagens. Criatividade, criação e reprodução. Lúdico, conhecimento, imaginação e expressão. A dimensão cultural do brincar. Brinquedo e indústria cultural.


BIBLIOGRAFIA:

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