UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Matemática na Educação II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-12582
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Conhecer a evolução histórica da matemática e da ampliação dos conceitos fundamentais desta ciência
Discutir e avaliar criticamente as questões fundamentais do processo de ensino e aprendizagem da matemática.
Além de adquirir uma compreensão dos conceitos matemáticos e dos procedimentos, é fundamental a compreensão do que significa fazer matemática; do desenvolvimento da capacidade de validar as próprias respostas; além de apreciar a relevância da matemática para além da utilidade cotidiana corriqueira.

EMENTA:

Ampliação do conceito de número: os racionais. Operações com frações e suas aplicações. Visualização e representação espacial. Sólidos geométricos. Formas geométricas básicas e relações entre elas. Noções de grandeza e de medida. Perímetro, área e volume. Comunicação de idéias geométricas.


BIBLIOGRAFIA:

ABRANTES, P. Investigações em geometria na sala de aula. In E.Veloso, H. Fonseca, J. Ponte & P. Abrantes (org.), Ensino da Geometria no virar do milênio.
Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 1999
BOYER , Carl Benjamin . História da matemática . Trad. Elza F. Gomide . São Paulo : Edgar Blucher , 1996 .
D 'Ambrósio , Ubiratan .Educação Matemática : da teoria à prática . Campinas : Papirus , 1996 .
DAVIS , P. e HERSH, Reuben. A experiência Matemática. Rio, Francisco Alves, 1989.
FIORENTINI, D.; CRISTOVAO, E. M. (orgs.)História e Investigação de/em aulas de Matemática Campinas: Editora Alinea, 2006.
FIORENTINI, D.; JIMÉNEZ, A. (org.) Histórias de aulas de Matemática: compartilhando saberes profissionais. Campinas: Editora Gráfica FE/UNICAMP - CEMPEM, 2003.
FIORENTINI, D.; CRISTOVAO, E. M. (orgs.)História e Investigação de/em aulas de Matemática Campinas: Editora Alinea, 2006. (89 p.)
FIORENTINI, D.; JIMÉNEZ, A. (org.) Histórias de aulas de Matemática: compartilhando saberes profissionais. Campinas: Editora Gráfica FE/UNICAMP - CEMPEM, 2003. (89 p.)
FIORENTINI, D. (org.) Formação de professores de Matemática: Explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. (248 p.).
etras, 2003. .
FIORENTINI, D. (org.) Formação de professores de Matemática: Explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
MACHADO , Nilson José . Matemática e educação : alegorias tecnológicas e temas afins . São Paulo : Cortez , 1992 .
MACHADO , Nilson José . Matemática e linguagem materna . São Paulo : Cortez , 1991 .
MIORIN , Maria Ângela . O ensino da matemática no 1º grau . Rio de Janeiro : Atual , 1991 .
PIAGET , J. La ensinãnza de las matematicas . Espanha : Aguilar Editores , 1965.
POLYA , George . A arte de resolver problemas . São Paulo : Interciência , 1978 .
TOLEDO , Marília . TOLEDO , Mauro . Didática de Matemática : como dois e dois:a construção da matemática . São Paulo : FTD , 1997 .
VIGOTSKY , L.S. Pensamento e Linguagem . São Paulo : Martins Fontes , 1987 .