UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Alfabetização II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-12580
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar as práticas e os processos de alfabetização construtivista na escola básica.
EMENTA:

Ambiente alfabetizador na sociedade e na escola: leitura e escrita, fracasso e sucesso. Alfabetização e cotidiano escolar: pluralidades e singularidades dos sujeitos e a construção de leitores e escritores críticos. Alfabetização e ação pesquisadora.


BIBLIOGRAFIA:

ARAÚJO, Mairce. Alfabetização tem conteúdos? 1996. IN: GARCIA, Regina Leite (org). A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. São Paulo: Cortez.
ABAURRE, M.B.M & FIAD, R.S & SABINSON-MAYRINK, M.L. 1997. Cenas de aquisição da escrita - o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas, S.P: Associação de Leitura do Brasil (ALB): Mercado de Letras.
CHARLOT, Bernard. Criança no singular. 1996. IN: Presença Pedagógica, nº 10. Belo Horizonte: Editora Dimensão. Jul /ago.
ESTEBAN, Maria Teresa. 2000. Exigências Democráticas / Exigências Pedagógicas: Avaliação. IN: Tecnologia Educacional, ABNT. Rio de Janeiro: Ano XXVI - nº 148, jan / fev / mar.
________. 2001. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação. Rio de Janeiro: DP & A.A
GARCIA , Regina Leite. 1995. Cartas Londrinas e de outros lugares sobre o lugar na educação. Rio de Janeiro: Relume - Dumará.
SMOLKA, Ana Luiza. 1995. Conhecimento e produção de sentidos na escola: a linguagem em foco. IN: Cadernos Cedes, nº 35: Implicações pedagógicas do modelo histórico cultural. São Paulo: Papirus.
SMITH, Frank. 1989. Compreendendo a Leitura - uma análise psicolingüística da leitura e da escrita. Porto Alegre: Artes Médicas.
GARCIA, Regina Leite (org). 1998. A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. São Paulo: Cortez.
_______. 1987. Caminhos e descaminhos na alfabetização. IN: Educação e sociedade, nº 28, ano IX, São Paulo: Cortez.
_______. 1990. Alfabetização: responsabilidade de todos. IN: Revista da Associação Nacional de Educação, nº 15. São Paulo.
GOODMAN, Ken. 1997. Introdução à linguagem integral. Porto Alegre: Artes Médicas.
VYGOTSKY, L.S. 1989. A formação social da mente. São Paulo. Martins.
ZACCUR, Edwiges (org). 1999. A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A