UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: Educação Infantil I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU07-12579
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Analisar as concepções de infância e de educação infantil;
- Compreender os contextos sócio-históricos das políticas direcionadas a crianças de zero a seis anos;
- Conhecer as políticas e legislação destinadas à infância e sua educação no Brasil;
- Discutir a condição da infância na perspectiva de cidadania e de inclusão;
- Compreender os fundamentos filosóficos da educação e suas implicações na organização do cotidiano da educação infantil;
- Relacionar as especificidades da educação infantil e a formação de seus profissionais.

EMENTA:

História da Infância. Concepções de Infância e de Educação Infantil. Visão crítica da história e das políticas da educação da criança de zero a seis anos no Brasil. Políticas públicas para a infância. Legislação e Educação Infantil. Infância, cidadania e educação inclusiva. Currículo de Educação Infantil. Abordagens pedagógicas para educação da infância. Formação de professores para a Educação Infantil.


BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília, MEC/SEB, 2006.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Parâmetros básicos de infra-estrutura para as instituições de educação infantil. Brasília, MEC/SEB, 2006.
CRAIDY, CARMEN & KAERCHER, GLADIS (org). Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre, Artmed, 2001.
EDWARDS, C., GANDINI, L., FORMAN, G. As cem linguagens da criança: abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre, ArtMed, 1999.
FARIA, ANA LUCIA GOULART (org). Linguagens infantis. Outras formas de leitura. São Paulo, Autores Associados, 2005.
GARCIA, REGINA LEITE (org). Revisitando a pré-escola. São Paulo, Cortez, 2005.
GARCIA, REGINA LEITE & LEITE FILHO, ARISTEO. (org.). Em defesa da educação infantil. Rio de Janeiro, DP&A, 2001.
KUHLMANN Jr., Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre, Editora Mediação, 1998.
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OLIVEIRA, Zilma. Educação Infantil. Fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2002.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, JULIA; KISHIMOTO, TIZUKO & PINAZZA, MONICA (org). Pedagogia(s) da infância. Dialogando com o passado. Construindo o futuro. Porto Alegre, Artmed, 2007.
ROSSETTI-FERREIRA et alli (org). Os fazeres da educação infantil. São Paulo: Cortez, 1999.
VASCONCELLOS, VERA M. R. (org). Educação da Infância: história e política. Rio de Janeiro, DP&A, 2005.