UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Filosofia da Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU08-12575
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Introduzir elementos teórico-conceituais que subsidiem a formação, por parte do futuro educador, de uma atitude de constante interrogação dos sentidos instituídos na história e na atualidade para a prática e o cotidiano educacionais.
EMENTA:

" a definição da educação: da influência da metafísica às "ciências da educação";
o estatuto do conhecimento na educação;
bases antropológicas da educação: as representações do aluno ;
a figura do mestre: saber e questionamento;
a filosofia como prática da elucidação das questões educacionais;
o sentido político da educação: a invenção da sociedade democrática e a formação dos cidadãos;
modernidade: a redefinição do espaço público.
a cidadania moderna e a instituição da escola pública.
educar o cidadão: exigências, meios e procedimentos para a educação democrática moderna;
o desmonte do espaço público e a crise da escola na contemporaneidade.




BIBLIOGRAFIA:

ARENDT, Hannah. A Condição humana. Rio de Janeiro: Forense, 1997.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Campinas: Unesp, 2000
CANIVEZ, Patrice. Educar o Cidadão? São Paulo: Papirus, 1997
CASTORIADIS, Cornelius. A pólis grega e a criação da democracia in Encruzilhadas do labirinto II. Domínios do homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 268-313.
CASSIRER, E. A filosofia do Iluminismo. Campinas: Unicamp, 1992.
VALLE, Lílian do. A Escola e a Nação. São Paulo: Letras e Letras, 1996.
VALLE, Lílian do. Enigmas da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.