UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Alfabetização I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-12574
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Definir os princípios que caracterizam o processo de alfabetização na escola contemporânea.
EMENTA:

Processo de leitura: ler ou decodificar? O sentido da alfabetização. Diferentes concepções de alfabetização: do mecanicismo às práticas contemporâneas. Alfabetização como processo e responsabilidade de todos.


BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, José Juvêncio. 1994. Alfabetização e leitura. São Paulo: Cortez.
FERREIRO, Emília. 1992. Reflexões sobre alfabetização. 20º ed. São Paulo: Cortez.
________. 1993. Com todas as letras. São Paulo: Cortez.
FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. 1996. Psicogênese da língua escrita. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1986.
FREIRE, Paulo. 1996. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
GERALDI, Wanderley. 1996. Linguagem e Ensino - exercícios de militância e divulgação. Campinas, S.P: Mercado de Letras, ALB.
ORLANDI, Eni P. 1998. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez.
SAMPAIO, Carmem Sanches. 1992. Ambiente alfabetizador na pré - escola: uma construção. IN: GARCIA, Regina Leite (org) Alfabetização dos alunos classes populares. São Paulo: Cortez.
________,. 1993. Alfabetização na pré-escola. IN: GARCIA, Regina Leite (org) Revisitando a Pré - Escola. São Paulo: Cortez.
SMOLKA, Ana Luíza.1998. A criança na fase inicial da escrita - a alfabetização como processo discursivo. Campinas, S.P: Cortez.
SMITH, Frank. 1999. Leitura Significativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1989.