UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Psicologia da Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU08-12572
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Proporcionar ao aluno um conhecimento crítico a respeito das principais teorias da Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem, suas fundamentações teóricas e limitações, bem como as suas implicações para a problemática educacional.
EMENTA:

Análise crítica da inserção da Psicologia no campo educacional. Discussão das diversas concepções de homem subjacentes às abordagens do desenvolvimento humano - inatista, ambientalista e sócio-histórica. Desenvolvimento Humano, as principais teorias e os aspectos biológicos, cognitivos e psicossociais das várias etapas do ciclo vital. Aprendizagem, conceito e abordagens teóricas: condicionamento clássico e instrumental; facilitação da aprendizagem; teoria da aprendizagem significativa; teorias atuais do processamento de informação. Aprendizagem em ambientes presenciais e virtuais. Aplicações na prática docente.


BIBLIOGRAFIA:

ANDERSON, J. R. Aprendizagem e Memória - Uma Abordagem Integrada. Rio de Janeiro: Editora, LTC, 2005.
BERGER, K. S. O Desenvolvimento da Pessoa - Da Infância à Adolescência. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2003.
CATANIA, C. Aprendizagem - Comportamento, Linguagem e Cognição. Porto Alegre: Artmed, 1999.
COLL, C. et al. Desenvolvimento Psicológico e Educação, volume 1. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MACIEL, Ira Maria (org.). Psicologia e Educação: novos caminhos para a formação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2001.
MYERS, D. G. Psicologia. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2006.
NUNES, J. M. G. Linguagem e Cognição. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2006.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S.W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SANTROCK, J. W. Adolescência. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2003.
STERNBERG, R.J. Psicologia cognitiva. Rio de Janeiro: Artes Médicas, 2000.