UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTATISTICA
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Finanças e Marketing I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IME05-12558
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIME - Estatística (versão 3) Finança e Marketing
Eletiva DefinidaIME - Estatística (versão 3)
IME - Estatística (versão 3) Finança e Marketing
IME - Estatística (versão 3) Métodos de Decisão e Processos Industriais

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Habilitar o aluno a realizar análises exploratórias de dados de diversos tipos e complexidades por meio de gráficos e medidas-resumo com o auxílio de pacotes estatísticos e planilhas de cálculo.
EMENTA:

Descoberta do conhecimento em bases de dados, classificação e predição, análise de clusters, regras de associação, discretização, limpeza dos dados, arvores de decisão, redes neurais, regressão logística.

TRAVA:

100 créditos (Estatística - versão 3)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IME05-06501 Introdução aos Métodos Bayesianos
 
BIBLIOGRAFIA:

- AMARAL,F.C.N. [2001]. Data Mining: Técnicas e Aplicações para o Marketing Direto. São Paulo: Editora Berkeley.
- BUSSAB,W.O. , MORETTIN,P.A. [2002]. Estatística Básica. 5.ed. São Paulo: Editora Saraiva.
- BUSSAB,W.O. , MIAZAKI,É.S. ANDRADE,D.F. [1990]. Introdução à Análise de Agrupamentos. São Paulo: 9º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.
- BERRY,M.J.A., LINOFF,G. [2004]. Data Mining Techniques For Marketing, Sales and Customer Support. 2a. ed. New York: John Wiley & Sons, Inc.
- CARVALHO,L.A.V. [2001]. Data Mining: A Mineração de Dados no Marketing, Medicina, Economia, Engenharia e Administração. São Paulo: Editora Érica.
- DINIZ,C.A.R. , NETO F.L. [2000]. Data Mining: Uma Introdução. São Paulo: XIV Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística. IME-USP.
- FERNANDEZ,G. [2003]. Data Mining Using SAS Applications. New York: Editora Chapman & Hall/CRC.
- HAN, J., KAMBER, M. [2001]. Data Mining: Concepts and Techniques. San Francisco: Morgan Kaufmann Publishers.
- KLÖSGEN,W. , ZYTKOW, J.M. [2002]. Handbook of Data Mining and Knowledge Discovery. New York: Oxford University Press, Inc.
- MANLY,B.F.J. [2005]. Multivariate Statistical Methods: a Primer. 3.ed. New York: Chapman & Hall.