UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ENSINO DE CIENCIAS E BIOLOGIA
DISCIPLINA: Projeto Pedagógico em Ciências e Biologia II
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IBRAG12-12512
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 4 6 90

OBJETIVO(S):

fornecer o embasamento teórico e metodológico necessários para o desenvolvimento de projetos pedagógicos em ensino de Ciências Naturais e Biologia;
propiciar o acompanhamento sistemático e individual dos projetos pedagógicos em execução;
proporcionar a fundamentação teórica e prática necessárias para a redação final do projeto sob a forma de um trabalho monográfico.

EMENTA:

1. Construção de conhecimentos biológicos e a prática pedagógica.
2. Métodos e técnicas de pesquisa em ensino de Ciências e Biologia.
3. Instrumentos de coleta e análise de dados em pesquisas em ensino de Ciências e Biologia.
4. Redação e defesa de projetos pedagógicos em Ciências Naturais e Biologia.

Metodologia
A disciplina será desenvolvida por meio de:
aulas expositivas com a utilização de recursos audiovisuais;
pesquisas bibliográficas e documentais realizadas em materiais impressos e/ou disponibilizados na Internet;
reuniões de orientação em grupo para o compartilhamento de experiências entre os estudantes da disciplina;
encontros de orientação individual para o acompanhamento da aplicação do projeto.


Avaliação
Na disciplina serão registradas e avaliadas a:
participação nas atividades propostas;
apresentação oral e escrita da aplicação do projeto pedagógico.


PRÉ-REQUISITO 1:

IBRAG12-09707 Projeto Pedagógico em Ciências e Biologia I
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL,Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Projetos Educacionais Especiais. Parâmetros Curriculares Nacionais - Brasília, 1998;

CARVALHO, A. M.P. DE; GIL-PEREZ, D. Formação de professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 2000.
HAMBURGER, E. W. & MATOS, C. O desafio de ensinar Ciências no século XXI. São Paulo: EDUSP, 2000.
MENEZES, Luis Carlos de(org). Formação continuada de professores de ciências no contexto ibero-americano. Campinas, SP: Autores Associados; São Paulo, SP: Nunes, 1996
MORTIMER, E.F. Linguagem e formação de conceitos no Ensino de Ciências. Ed. UFMG, BH, 2000.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21 Ed. São Paulo. Cortez, 2000.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de Ensino - Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertad,1995.
VEIGA, l. P. A.(Org.). As dimensões do Projeto Político-Pedagógico: Novos desafios para a escola. 6ª edição. Campinas: Papirus, 2008.
WEISSMANN, H. (org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998.