UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TURISMO
DISCIPLINA: Gestão Municipal do Turismo
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG03-12508
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Turismo (versão 1)
IGEOG - Turismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Entender o processo de gestão municipal, bem como os instrumentos de gestão, planejamento e desenvolvimento turístico. Compreender os objetivos e estruturação do Plano Diretor de Turismo Municipal, seus atores e procedimentos de operacionalidade.
EMENTA:

Definições e denominações da gestão municipal do turismo; Aspectos jurídicos e políticos da gestão municipal; O papel do Conselho Municipal na Política Turística; Etapas do processo de planejamento turístico: etapas clássicas, passos e instrumentos.
A análise de situação: ciclo de vida do turismo municipal, instrumentos e planos de desenvolvimento municipal, oferta e demanda turística. Plano Diretor de Turismo Municipal. Os principais instrumentos de análise e diagnóstico turístico.



BIBLIOGRAFIA:

ANSARAH, Marília G. R. Turismo: segmentação de mercado. São Paulo: Futura. 1999.
BENI, Mário C. Análise estrutural do turismo. São Paulo, Editora SENAC: 1998
BEZERRA, D. M. F. Apostila de Planejamento Turístico. Curitiba, PR: não publicada, 2008. Curso de Turismo - Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná.
BUARQUE, Sérgio C. Metodologia de planejamento do desenvolvimento local e municipal sustentável. Brasília: IICA, 1999.
CASTELLI, Geraldo. Turismo: atividade marcante do século XX. Caxias do Sul: Educs, 1982.
COOPER, C. et al. Turismo, princípios e prática. 2ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
EMBRATUR. PNMT: Guia oficial para treinamento de Agentes Multiplicadores e Monitores Municipais. Brasília: Embratur, 1998.
IGNARRA, Luiz Renato. Fundamentos do Turismo. São Paulo: Pioneira, 2000.
KOTLER, P. Administração de Marketing.São Paulo: Prentice-hall, 2000.
KOTLER, P. et all. Marketing de lugares. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
LAGE, Beatriz H. G. & MILONE, Paulo C. Turismo: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2000.
MONTEJANO, Jordi M. Estrutura do mercado turístico. São Paulo: Roca, 2001.
MTUR, Ministério do Turismo. Cadernos de Turismo. Brasília: MTur, 2007.