UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TURISMO
DISCIPLINA: Turismo de Negócios, Eventos e Incentivos
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG03-12503
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Turismo (versão 1)
IGEOG - Turismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):


Identificar e analisar as características e/ou aspectos sócio-econômicos relativos ao turismo de negócios. Analisar o processo de produção, a estrutura e a dinâmica de eventos no contexto do turismo de negócios. Compreender a dinâmica interna do turismo de negócio e suas relações com a formação de redes de agentes.

EMENTA:

Turismo de negócios, eventos e incentivos: conceito e características do segmento. Panorama do mercado de turismo de negócios, eventos e incentivos no Brasil e no mundo. Perfil do turista do segmento: características sócio-econômicas e consumo. Estruturação do segmento: cadeia produtiva, recursos e formação de redes entre agentes. Produção de eventos e geração de negócios. Convention Bureaux: estrutura, atuação e ações. Mercado de turismo de incentivos: estrutura, dinâmica e produtos


BIBLIOGRAFIA:

ANSARAH, M.G.R. Turismo e segmentação de mercado: novos segmentos. In: TRIGO, L.G.G. Análises Regionais e Globais do Turismo Brasileiro. São Paulo: Roca, 2005.

CANOVAS, Maria Irene Francisco. Turismo de negócios: motivações e atitudes. Bahia: EDUNEB, 2008.

MARTIN, Vanessa Helena Souza. Turismo de incentivo: eventos e viagens como premiação no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP, 2006.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo de negócios e eventos: orientações básicas. Brasília: Publicação do MTur, 2010.

____. Manual Técnico Ribeirão Preto - Destino Referência em Turismo de Negócios e Eventos. Porto Alegre: Nova Prova, 2009.

MINISTÉRIO DO TURISMO; ICBC, INSTITUTO CASA DO BRASIL CULTURA. Destinos referência em segmentos turísticos. Goiânia, 2010.

MONTEJANO, J.M. Estrutura do mercado turístico. São Paulo: Roca, 2001.

PANOSSO NETO, Alexandre, ANSARAH, Marília Gomes dos Reis. Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas. São Paulo: Manole, 2009.