UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TURISMO
DISCIPLINA: Segmentação do Mercado Turístico: Estratégias, Produtos e Comercialização
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG03-12502
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Turismo (versão 1)
IGEOG - Turismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender e identificar conceitos relativos à segmentação do mercado turístico. Analisar a estrutura, o processo e a dinâmica da segmentação do mercado turístico a partir do estudo de casos. Compreender, identificar e elaborar estratégias de criação de produtos a partir da segmentação do turismo.
EMENTA:

Segmentação do mercado no turismo: conceito e importância. Mercado turístico: composição e competitividade. Segmentação do mercado para o turismo - classificações. Estratégias para a criação de produtos turísticos a partir da segmentação. Distribuição e comercialização de produtos turísticos segmentados: o caso dos clubes de produtos e bureaux de comercialização. Segmentos do mercado turístico: panorama e tendências.


BIBLIOGRAFIA:

ANSARAH, M.G.R. Turismo e segmentação de mercado: novos segmentos. In: TRIGO, L.G.G. Análises Regionais e Globais do Turismo Brasileiro. São Paulo: Roca, 2005.

KARSAKLIAN, E. Comportamento do Consumidor. Ed. Atlas: São Paulo, 2000.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Segmentação do turismo: experiências, tendências e inovações: caderno de artigos Acadêmicos. Brasília: Publicação do MTur, 2010.

____. Segmentação do turismo e o Mercado. Brasília: Publicação do MTur, 2010.

MINISTÉRIO DO TURISMO; ICBC, INSTITUTO CASA DO BRASIL CULTURA. Destinos referência em segmentos turísticos. Goiânia, 2010.

MONTEJANO, J.M. Estrutura do mercado turístico. São Paulo: Roca, 2001.

PANOSSO NETO, Alexandre, ANSARAH, Marília Gomes dos Reis. Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas. São Paulo: Manole, 2009.
De ROSE, Alexandre Turatti. Planejamento e Marketing. São Paulo: Manole, 2002.
WEINSTEIN, A. Segmentação de Mercado. Ed. Atlas: São Paulo, 1995