UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE BIOQUIMICA
DISCIPLINA: Bioquímica Fisiológica
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IBRAG05-12488
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaNUT - Nutrição (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

No final do curso o aluno deve reconhecer como os alimentos são transportados, armazenados e mobilizados. Conhecer porque os micronutrientes são fatores necessários para a oxidação e armazenamento dos nutrientes. Entender que fatores interferem no gasto energético. Compreender como o fígado exerce um papel central na distribuição de nutrientes no organismo e a relação metabólica entre os vários tecidos. Conhecer como o metabolismo é regulado.
O conteúdo será transmitido aos alunos por meio de aulas expositivas com recurso áudio-visual e por discussão de estudos dirigidos e casos clínicos relacionando os temas abordados nas aulas com a prática da profissão. A verificação do aprendizado será realizada por provas, seminários e testes.

EMENTA:

Vitaminas - Classificação, provitaminas. Estrutura química, mecanismo de absorção e transporte. Funções específicas no metabolismo. Fontes, necessidades diárias, hipo e hipervitaminose.
Sangue - Características físico-químicas, funções, componentes orgânicos e inorgânicos. Funções das proteínas plasmáticas, enzimas plasmáticas e sua importância na semiologia.
Transporte dos gases - Transporte de O2 e CO2. Estrutura da hemoglobina e fatores que interferem na dissociação da oxihemoglobina. Sistema tampão sanguíneo. Metabolismo na hemácia.
Metabolismo Basal- Necessidades energéticas. Fatores que afetam o gasto energético. Cálculo do índice metabólico basal. Ação dinâmica específica dos alimentos (ADE). Ação da poupança de proteínas.
Função Hepática - Funções metabólicas e desintoxicadoras do fígado. Importância das reações do metabolismo de xenobióticos. Fatores que afetam o metabolismo de drogas. Interações nutrientes e drogas. Fígado e regulação da glicemia.
Metabolismo de lipoproteínas - Funções das lipoproteínas, estrutura e distribuição das apoproteínas. Síntese e catabolismo das lipoproteínas. Fígado gordo.
Inter-relação metabólica - Inter-relação entre os órgãos. Distribuição das principais atividades metabólicas entre os órgãos (fígado, músculo cardíaco e esquelético, tecido adiposo, cérebro e rim). Ajuste do metabolismo ao jejum, diabetes e câncer.
Hormônios - Síntese, armazenamento e mecanismo de ação de insulina, glucagon e adrenalina sobre o metabolismo de glicídios, lipídios e proteínas. Diabetes.


PRÉ-REQUISITO 1:

IBRAG05-12490 Metabolismo Intermediário
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IBRAG05-00430 Bioquímica II
IBRAG15-04164 Fundamentos de Biologia Celular
 
BIBLIOGRAFIA:

Champe P. C., Harvey R.A. e Ferrier D.R.- Bioquímica Ilustrada. Editora Artmed - 4a Ed, 2009.
Campbell M.K. e Farrell S.O. - Bioquímica - Thomson Ed - Tradução da 5a Ed norte-americana, 2007.
Devlin, T.M. (2009). Manual de Bioquímica com Correlações Clínicas, Tradução da 6a. edição americana. Editora Edgard Blucher Ltda., São Paulo, SP.