UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE NUTRIÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE NUTRICAO SOCIAL
DISCIPLINA: Introdução à Alimentação e Nutrição
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: NUT03-12478
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaNUT - Nutrição (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

Contribuir para que o aluno compreenda o campo da alimentação e nutrição e suas especificidades, construindo uma reflexão crítica sobre seu papel como profissional de saúde.
EMENTA:

Sistema alimentar, alimentação, nutrição, saúde e ambiente; Humanização na atenção à saúde; O profissional nutricionista no Brasil; Temas atuais no campo da alimentação e nutrição.


BIBLIOGRAFIA:

Básica:

CARVALHO, M.C.V.S.; LUZ, M.T.; PRADO, S.D. Comer, alimentar e nutrir: categorias analíticas instrumentais no campo da pesquisa científica. Ciência e Saúde Coletiva, 16(1):155-163, 2011.

CASTRO, I.R.R.; CASTRO L.M.C.; GUGELMIM, S.A. Ações educativas, programas e políticas envolvidos nas mudanças alimentares. In: DIEZ-GARCIA, R.W.; CERVATO-MANCUSO, A. (org.). Mudanças Alimentares e Educação Nutricional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2011; pp: 18-34.
HELMAN, C.G. Cultura, Saúde & Doença. 4ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
OLIVEIRA, F.J.A. Concepções de Doença: o que os serviços de saúde têm a ver com isto? In: DUARTE, L.F.D.; LEAL, O.F. (Org.) Doença, sofrimento, perturbação: perspectivas etnográficas. 1reimp. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2001.
TEIXEIRA, R.R. Humanização e atenção primária à saúde. Ciência e Saúde Coletiva, 10(3):585-597, 2005.
VALENTE, F.L.S. Direito humano à alimentação: desafios e conquistas. Cortez. Editora, São Paulo, 2002.