UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE NUTRIÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE NUTRICAO SOCIAL
DISCIPLINA: Internato de Nutrição em Saúde Coletiva
CARGA HORÁRIA: 780 CRÉDITOS: 26 CÓDIGO: NUT03-12477
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaNUT - Nutrição (versão 5)
Eletiva DefinidaNUT - Nutrição (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio26 40 780
TOTAL 26 40 780

OBJETIVO(S):

Proporcionar aos alunos de Graduação em Nutrição uma oportunidade de estágio curricular que contemple o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de ações no campo da Nutrição em Saúde Coletiva, voltadas ao cuidado e à promoção da saúde, em parceria com diferentes equipamentos públicos e iniciativas sociais de acordo com a realidade sócio-cultural do município.
EMENTA:

Epidemiologia nutricional - agravos nutricionais à coletividade. Determinantes do estado nutricional. Avaliação nutricional de grupos populacionais. Vigilância alimentar e nutricional. Políticas e programas de saúde e nutrição. Educação nutricional - planejamento, execução e avaliação.

PRÉ-REQUISITO 1:

NUT03-12469 Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva
PRÉ-REQUISITO 2:

NUT03-12473 Educação, Alimentação e Nutrição
TRAVA:

126 créditos (Nutrição - versão 5)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

NUT03-10691 Internato de Nutrição em Saúde Coletiva
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2003, 48 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção á Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde, 2005, 236p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Política de Saúde. Organização Pan Americana da Saúde. Guia alimentar para crianças menores de dois anos. Brasília: Ministério da Saúde, 2002, 152p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Protocolos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN na assistência à saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2008, 61p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Série Cadernos de Atenção Básica: no. 11: Saúde da Criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Brasília, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília: Ministério da Saúde, 2009, 112p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Obesidade. Brasília: Ministério da Saúde, 2006, 108p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Matriz de ações de alimentação e nutrição na atenção básica de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009, 78p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual operacional para profissionais de saúde e educação: promoção da alimentação saudável nas escolas. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional. Portaria Interministerial n.1010 de 08 de maio de 2006. Brasília; 2006.