UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE NUTRIÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE NUTRICAO SOCIAL
DISCIPLINA: Educação, Alimentação e Nutrição
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: NUT03-12473
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaNUT - Nutrição (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 4 5 75

OBJETIVO(S):

Discutir as concepções e referenciais teóricos da Educação buscando um paralelo com a Educação Nutricional;
Analisar os enfoques teóricos da Educação em Saúde, as experiências práticas e as influências no campo da Educação Nutricional;
Reconhecer a complexidade de uma prática alimentar, apontando as diferentes influências;
Identificar na trajetória do profissional nutricionista as marcas das diferentes concepções da Educação Nutricional;
Aprofundar a questão da prática educativa nas diferentes áreas de atuação e locais de trabalho do profissional nutricionista;
Reconhecer a importância do planejamento e o papel de educador do profissional nutricionista;
Construir uma visão crítica da Educação Nutricional e da postura educativa do profissional nutricionista.
Planejar, realizar e avaliar práticas educativas para diferentes grupos populacionais.

EMENTA:

A disciplina integra conhecimentos teóricos e práticos dos campos da educação, saúde e nutrição, subsidiando a reflexão crítica sobre o papel do educador e o objeto de trabalho do profissional nutricionista. Além disso, instrumentaliza o aluno para o desenvolvimento de práticas educativas nas diferentes áreas de atuação.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

NUT03-00326 Educação Nutricional
 
BIBLIOGRAFIA:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRANDÃO, C. R. O que é Educação. 30ª edição, São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. A Concepção da educação como instrumento de opressão. Seus pressupostos, sua crítica. 17ª edição. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1987, pp. 57-75.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 22ª edição, São Paulo: Cortez Ed./Ed. Autores Associados, 1989.
CAPRARA, A. & FRANCO A.L.S. A Relação paciente-médico: para uma humanização da prática médica. Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro, 15 (3), jul/set., 1999, pp. 647-654.
GAZZINELLI, et. al. Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiência da doença. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 21 (1): 200-206, jan/fev, 2005.
BOOG, M.C.F. "Educação Nutricional: passado, presente e futuro" Revista de Nutrição PUCCAMP, Campinas, 10(1), jan./jun., 1997, pp.5-19.
SANTOS, L.A.S. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Revista de Nutrição. Campinas, 18 (5): 681-692, set/out, 2005.
GARCIA, R.W.D. Um enfoque simbólico do comer e da comida nas doenças. Revista de Nutrição PUCCAMP. Campinas, 5(1), jan./jun., 1992, pp. 70-80.
ALMEIDA, S.S. et.al. Quantidade e Qualidade de produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira. Rev. Saúde Pública, 2002; 36(3):353-5.
DIERCKS, M.S., PEKELMAN, R. Manual para equipes de saúde: o trabalho educativo nos grupos. In: Caderno de emancipação popular e saúde. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. - Brasília: Ministério da Saúde, 2007, p. 75-86.