UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE NUTRIÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE NUTRICAO SOCIAL
DISCIPLINA: Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: NUT03-12469
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaNUT - Nutrição (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 5 6 90

OBJETIVO(S):

Geral:

Apresentar e discutir com o aluno a concepção e as possíveis atuações do Nutricionista no campo da Saúde pública, contemplando o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de ações voltadas ao cuidado, à prevenção e à promoção da saúde frente ao perfil epidemiológico brasileiro.

EMENTA:

A disciplina possibilita o reconhecimento e a aplicação de instrumentos que permitem a caracterização das questões de Nutrição em Saúde Pública, tendo em vista um maior entendimento e uma melhor assistência às demandas de saúde e nutrição de coletividades. A promoção da reflexão crítica sobre as condições e as propostas de intervenção no campo da saúde e nutrição em coletividades são os eixos que norteiam a disciplina.

PRÉ-REQUISITO 1:

NUT03-12480 Políticas de Saúde
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

NUT03-01021 Nutrição em Saúde Pública
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Ministério da Saúde. Política nacional de alimentação e nutrição. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. 2. ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde, 2003. 48 p. Série B. Textos Básicos de Saúde.

______. Política nacional de atenção básica. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 60 p. Série A. Normas e Manuais Técnicos (Série Pactos pela Saúde 2006, v. 4).



______. Política nacional de promoção da saúde. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 60 p. (Série B. Textos Básicos de Saúde).

______. Matriz de ações de alimentação e nutrição na atenção básica à saúde. Ministério da Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. 22 p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

______. Alimentação e Nutrição no NASF. In: Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 152 p. Série A. Normas e Manuais Técnicos (Caderno de Atenção Básica, n. 27).

______. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 210p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

______. Obesidade. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 108 p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 12).

______. Cadernos de Atenção Básica: Carências de Micronutrientes. Ministério da Saúde, Unicef; Bethsáida de Abreu Soares Schmitz. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 60 p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos)

______. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009. 112 p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 23).

KAC G, SICHIERI R, GIGANTE DP. Epidemiologia Nutricional, Editora Fiocruz, 2007.