UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE GEOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE GEOLOGIA APLICADA
DISCIPLINA: Geologia Econômica II
CARGA HORÁRIA: 105 CRÉDITOS: 5 CÓDIGO: FGEL04-12427
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFGEL - Geologia (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 5 7 105

OBJETIVO(S):

Ao final do período, o aluno deverá conhecer os principais tipos de jazidas brasileiras, a localização das mesmas e ter uma noção sobre o panorama mineral do país.
EMENTA:

CRATON AMAZÔNICO - ESCUDO DAS GUIANAS: Província Imataca, terrenos granito-greenstone paleoproterozóicos (províncias Pastora-Barama-Mazaruni e Paramaka); província Vila Nova: Cr, Mn, Au, Fe; distritos estaníferos de Pitinga e Surucucus, diamante do Grupo Roraima. ESCUDO DO BRASIL CENTRAL - Províncias Rio Maria, Carajás, Tapajós, Alta Floresta, distritos auríferos do Alto Jauru e Alto Guaporé, província estanífera de Rondônia. CRATON DO SÃO FRANCISCO - compartimento oriental: barita de Itapura, Au do Rio Itapicuru, Cu do Rio Curaça e Serrote da Laje, cromita do Rio Jacurici e Campo Formoso, esmeralda de Carnaiba e Socotó, Au-U-Pi de Jacobina; compartimento central: depósitos associados a greenstone belts, magnesita e Serra das Éguas, depósitos Pb-Zn de Boquira, Fe-Mn de Urandi-Licinio de Almeida, diamante da Chapada Diamantina e U de Lagoa Real; compartimento ocidental: Au e metais-base no bloco Guanambi-Correntina-São Domingos, depósitos associados aos greenstone belts arqueanos e Supergrupo Minas. Faixas Dobradas Neoproterozóicas - FAIXA BRASÍLIA E MACIÇO DE GOIÁS: depósitos minerais dos greenstone belts de Crixás, Garinos, Pilar de Goiás, Goiás Velho; esmeralda de Santa Terezinha. Au de Almas - Dianópolis e Pontal. Depósitos associados aos Complexos de Barro Alto, Niquelândia, Cana Brava. Estanho da Subprovíncia Rio Paraná e Tocantins. Depósitos associados ao Arco Magmático de Goiás (Cu-Au), ao Grupo Vazante (Pb-Zn), e ao Grupo Bambuí (Pb-Zn-Ag-CaF2); Faixa Araçuaí: depósitos de Cr-Au de Serro e Riacho dos Machados; diamante da região de Diamantina e diamictitos do Grupo Macaúbas; FAIXA RIBEIRA: Au da Serra de Itabuaba, Pb-Zn (Cu) Ba-Ag dos tipos Perau e Pamelas, fluorita do Vale do Ribeira. FAIXA DON FELICIANO: depósitos Cu-Pb-Zn de Camaquã, Au de Lavras do Sul e Sn de Encruzilhada do Sul. FAIXA PARAGUAI-ARAGUAIA: Fe-Mn de Urucum e Au do Grupo Cuiabá. PALEOZÓICO - depósitos de potássio de Fazendinha e Arari no médio Amazonas, carvão do sul do Brasil, urânio de Figueira. MESOZÓICO - ametista e ágata do Rio Grande do Sul e opala do Piauí; diamante associado às intrusões kimberlíticas: Juína e Alto Paranaíba; fluorita de Santa Catarina e ametista de Alto Bonito, urânio da Formação Sergi; barita dos Fms. Marizal/Taipu-Mirim. CENOZÓICO - bauxita das províncias Amazônica e Centro-Leste; caulim da região Amazônica; níquel e ouro laterítico, Sn e diamante aluvionares. Épocas Metalogenéticas.

AVALIAÇÃO:
A avaliação dos alunos será através de prova teórica, apresentação de exercícios/ seminários e relatório de excursão.

EXCURSÃO :
Visita aos depósitos minerais na região do Quadrilátero Ferrífero e vizinhanças,MG. Duração mínima de 5 dias.


PRÉ-REQUISITO 1:

FGEL04-12426 Geologia Econômica I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FGEL04-02632 Geologia Econômica II
 
BIBLIOGRAFIA:

Dardenne,M. e Schobbenhaus,C.2001. Metalogênese do Brasil, Editora UnB.
Schobbenhaus,Carlos; Campos, Diógenes de Almeida; Derze, Gilberto Ruy; Asmus, Haroldo Erwin, coord. Geologia do Brasil, Brasília, Departamento Nacional de Produção Mineral, 1984;
Schobbenhaus, Carlos e Coelho, Carlos Eduardo Silva, coord. Principais Depósitos Minerais
do Brasil, Brasília, DNPM, 1988, Vol. I, II, III, IV e V;
Sumário Mineral Brasileiro - publicação anual do DNPM;
Abreu, S.F. de, Recursos Minerais do Brasil, São Paulo, Edgar Blucher, 1978, 2v.;
Suszczynski, E.F., Os Recursos Minerais e Potenciais do Brasil e sua Metalogia, Rio de Janeiro,
Interciência, 1975, 533 p.