UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA HUMANA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Geografia V
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IGEOG02-12360
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio3 6 90
TOTAL 3 6 90

OBJETIVO(S):

DESENVOLVER UM OLHAR ANALÍSTICO E INVESTIGATIVO DOS LICENCIANDOS SOBRE A GEOGRAFIA ESCOLAR. PROMOVER A ELABORAÇÃO DE PESQUISAS ACADÊMICAS QUE TENHAM COMO FOCO A REALIDADE DAS ESCOLAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA. CAPACITAR O LICENCIANDO A INVESTIGAR E INTERFERIR NA REALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS CONVENIADAS ATRAVÉS DE PROJETOS VOTADOS PARA O CORPO DISCENTE E DOCENTE.
EMENTA:

CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA O ESTUDO DA GEOGRAFIA ESCOLAR. O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR ATUANTE NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. O SABER DOCENTE E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO UNIVERSO ESCOLAR. CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO VOLTADOS PARA A DOCÊNCIA DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IGEOG02-11068 Estágio Supervisionado V
 
BIBLIOGRAFIA:

LÜDKE, M. (2002): "A COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E A PESQUISA". IN: ANDRÉ. M. (ORG). O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOS PROFESSORES. SÃO PAULO. PAPIRUS.
PINHEIRO, A. C. (2006): DILEMAS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR. GOIÂNIA. ED. VIEIRA.
SANTOS, WANDA T. P. E COMPIANI, M. (2008): PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: OS DESAFIOS DA OPERACIONALIZAÇÃO DIANTE DAS REFORMULAÇÕES CURRICULARES.
TARDIF, M. (1991): OS PROFESSORES FACE AO SABER. ESBOÇO DE UMA PROBLEMÁTICA DO SABER DOCENTE. TEORIA E EDUCAÇÃO. V.4