UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ZOOLOGIA
DISCIPLINA: Evolução
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IBRAG11-12344
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Ao final do período, o aluno deverá ser capaz de:
a) Avaliar o significado da revolução darwinista para a história da cultura ocidental
b) Reconhecer as bases empíricas, históricas e conceituais do neodarwinismo
c) Apontar os principais mecanismos evolutivos
d) Reconhecer e separar explicações científicas sobre a origem e história da diversidade biológica daquelas vindas de outras áreas conhecimento
e) Reconhecer os maiores pontos de divergência no pensamento evolucionista na atualidade
f) Reconhecer o significado da sistemática biológica na recuperação de padrões evolutivos e processos

EMENTA:

1. Estrutura teórica e bases filosóficas do Darwinismo
Filosofia da ciência, fundamentalismo e humanismo secular
Precursores de Darwin e o desenvolvimento do pensamento evolucionista
Estrutura e significado da Revolução darwiniana
Evidências de evolução: a) contribuição da geociências (idade da Terra, deriva continental, mudanças paleoclimáticas, eventos de extinção em massa e paleobiogeografia); b) contribuição das biociências

2. Teoria sintética de evolução
Dinâmica macroevolutiva: dos picos e vales adaptativos às zonas adaptativas
Árvore genealógica dos seres vivos e processos filogenéticos
Taxas de evolução
Ontologia da espécie e modos de especiação
Controvérsias atuais dentro do neodarwinismo:
- Unidade de atuação da seleção natural e níveis de generalidade
- seleção de espécies
- programa adaptacionista
- significado da base genética da mudança morfológica
- gradualismo e pontuísmo


Metodologia:
Aulas expositivas, discussão de textos, estudos dirigidos, uso de DVDs técnico-científicos

Avaliação:
Prova teórica, participação na discussão de textos, apresentação de seminários


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IBRAG11-08984 Evolução
IBRAG11-12156 Evolução
 
BIBLIOGRAFIA:

AMORIM, D.S. 2002. Fundamentos de Sistemática Filogenética. Holos Editora, Ribeirão Preto, 156p.
DAWKINS, R., 2009. A Grande História da Evolução: na Trilha dos Nossos Ancestrais. COMPANHIA DAS LETRAS, 792p.
ELDREDGE, N. 1989. Macroevolutionary Dynamics. Species, Niches, & Adaptive Peaks. McGraw-Hill Co. , New York.
FREEMAN, S. & HERRON, J. 2009. Análise Evolutiva. Artmed, Porto Alegre.
(*) FUTUYMA, D.J. 2009. Biologia Evolutiva. 3ª Ed. FUNPEC, São Paulo.
GALLO, V.; BRITO, P.M.; SILVA, H.M.A. & FIGUEIREDO, F.J. (eds), 2006. Paleontologia de Vertebrados: grandes temas e contribuições científicas. Editora Interciência, Rio de Janeiro, 313p.
GOULD, S.J. 2002. The Structure of Evolutionary Theory. Harvard University Press, Harvard.
MAYR, E. 1998. Desenvolvimento do Pensamento Biológico. UnB, Brasília
MAYR, E. 2009. O que é evolução. Rocco, São Paulo.
PANCHEN, A. 1992. Classification, Evolution and the Nature of Biology. Cambridge University Press, Cambridge.
QUICKE, D.L.J. 1993. Principles and Techniques of Contemporary Taxonomy. Tertiary Level Biology, Chapman & Hall, London.
RIDLEY, M. 2006. Evolução. Artmed, Porto Alegre.
SCHUH, R.T. 2000. Biological Systematics: Principles and applications. Cornell University Press, Ithaca and London.