UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
DISCIPLINA: Libras I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ILE06-12316
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 9)
IGEOG - Geografia (versão 3)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Desenvolver competência básica no uso de LIBRAS, em contextos interacionais imediatamente ligados à realidade sociocognitiva do surdo; reconhecer a LIBRAS como língua materna dos surdos; expandir e legitimar o uso de LIBRAS como língua legalizada no Brasil; instrumentalizar/possibilitar que o graduado em Letras estabeleça comunicação básica com surdos a partir de temas transversais.
EMENTA:

As línguas de sinais/ As línguas orais-auditivas e as línguas viso-espaciais. Noções básicas de LIBRAS a partir de temas transversais e situações comunicativas (fonologia, morfologia, sintexe): Formação de palavras; construção de sentenças simples. LIBRAS em prática: produção de diálogos.


BIBLIOGRAFIA:

1. BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.
2. FELIPE, Tanya A.; MONTEIRO, Myrna. Libras em contexto. 7ed. Rio de Janeiro: WallPrint, 2008.
3. GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
4. QUADRO, Rocine Muller; KARNOPP. Lodenir B. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
5. SACKS, Oliver W. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
6. SKLIAR, Carlos. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre Editos: Mediação, 1998.
7. SKLIAR, C. Atualidade da educação bilíngüe para surdos. Porto Alegre, Mediação, 1999. V. 1 e 2.