UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA FÍSICA
DISCIPLINA: Pedologia II
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG01-12303
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 4 6 90

OBJETIVO(S):

A disciplina tem como objetivo apresentar as principais análises em amostras de solos, bem como estabelecer correlacionar os resultados analíticos com estudos de erosão, fertilidade e gênese de solos.
EMENTA:

Análises de solos e aplicada a geografia: granulometria, ph, matéria orgânica, densidade aparente e real; interpretação de resultados laboratoriais: físico e químicos (fertilidade de rotina); erodibilidade dos solos; gênese e evolução dos solos; interpretação de mapas de solos. Prática com trabalho de campo.

PRÉ-REQUISITO 1:

IGEOG01-12295 Pedologia I
 
BIBLIOGRAFIA:

BERTONI, J. & LOMBARDI NETO, F. (1990). Conservação dos solos. Ícone, São Paulo, 355 p.
EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. (1999). Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Brasília; Rio de Janeiro, 412 p.
GUERRA, A. J. T., SILVA, A. S. & BOTELHO, R. G. M. (Orgs.). (1999). Erosão e Conservação dos Solos - conceitos, temas e aplicações. BCD União de Editoras S.A. - Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, 340 p.
IBGE. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2007. Manual Técnico de Pedologia. Disponível em:
KIEHL, E.J. (1979). Manual de Edafologia: relações solo-planta. Agronômica Ceres, São Paulo, 262 p.
LEMOS, R. C. & SANTOS, R. D. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 3a ed. Campinas: SBCS/EMBRAPA
LEPSCH, I. F. Formação e Conservação dos Solos. São Paulo, Oficina de Textos, 2002, 178p.
PEREIRA, V. P., FERREIRA, M. E. & CRUZ, M. C. P. (1994). Solos altamente suscetíveis à erosão. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Jaboticabal, SP, 253 p.