UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Geografia III
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP05-12291
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Promover o encontro discente com o cotidiano escolar, possibilitando aos futuros professores a compreensão das estratégias cotidianas de sala de aula no ensino da Geografia, abrindo espaço para que eles possam desenvolver propostas diversas (observação, organização de materiais, fichamentos, correção de materiais, regência de turma, etc.) na relação ensino-aprendizagem da Geografia, no Ensino Fundamental.
Oportunizar ao futuro docente a experiência de realizar a transposição didática dos conteúdos acadêmicos da Geografia para o ensino escolar.
Estágio Supervisionado baseado nas deliberações da LDB 9394/1996.

EMENTA:

Participação no cotidiano escolar. Entendimento das relações dicência-docência. Desenvolvimento de estratégias e metodologias de aprendizagem na Geografia do Ensino Fundamental. Regência de aulas no Ensino Fundamental.

PRÉ-REQUISITO 1:

CAP05-08965 Estágio Supervisionado em Geografia II
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IGEOG01-11064 Estágio Supervisionado III
 
BIBLIOGRAFIA:

CARLOS, Ana Fani A. (org.). A Geografia na sala de Aula. São Paulo: Contexto, 1999.
CASTELLAR, Sonia. Educação Geográfica - teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005.
CASTELLAR, Sonia. E VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
CAVALCANTI, Lana. Geografia e práticas de ensino. Goiana: Alternativa, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Coleção Magistério 2º grau. Série Formação do Professor.
PASSINI, Elza Yasuko et. al. (orgs.). Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
PIMENTA, Selma G. e LIMA, Maria do S. Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
PONTUSCHIKA, N. N. e OLIVEIRA, A. U. (orgs.). Geografia em Perspectiva: Ensino e Pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002.
PONTUSCHIKA, Nidia Nacib et. al. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007.