UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
DISCIPLINA: Concepção e Elaboração de Material Didático em Geografia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: CAP05-12290
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Desenvolver o entendimento da relação teoria-prática através das diferentes representações sócio-espaciais possibilitadas pela construção de materiais didáticos, segundo variadas realidades e possibilidades.
Promover a elaboração, criação e confecção de materiais didáticos voltados para o ensino de Geografia.
Atuar como elo entre na pesquisa de novas metodologias nos diversos níveis do ensino básico e a formação docente, propondo estratégia de transposição do conhecimento que aprofundem as discussões e favoreçam a compreensão do mundo.

EMENTA:

As diferentes temáticas de representação sócio-espacial, seus usos frequentes, formas alternativas e interconstrução de materiais didáticos de Geografia segundo situações variadas e simuladas. Articulação teórico-metodológica, materiais didático-pedagógicos, (mapas, maquetes, atlas escolar, gráficos, tabelas, painéis, transparências, jogos, textos, softwares, sites na internet, etc.).

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

CAP05-08867 Concepção e Elaboração Material Didático em Geografia
 
BIBLIOGRAFIA:

ANTUNES, A.; TRINDADE, M.L. e PAGANELLI, T. Estudos Sociais: teoria e prática. Rio de Janeiro. ACESS, 1993.
CASTELLAR, Sonita. Educação Geográfica - teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 4ed. São Paulo: Papirus, 2003.
OLIVEIRA, C.D.M. A "redação do contexto" no Ensino Fundamental de Geografia. In: Boletim de Paulista de Geografia. São Paulo: AGB, 70, p. 23-34, 1991.
RUA, J. et. alii. Para Ensinar Geografia. Rio de Janeiro: ACESS, 1993.
SIMIELLI, M.E. et. alii. Do Plano ao Tridimensional: a maquete como recurso didático. In: Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, AGB, 70, 5-20, 1991.
STRANFORINI, R.Ensinar Geografia - o desafio da totalidade mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.
VESENTINI, José Willian. Para uma geografia crítica na escola. São Paulo: Ática, 1992.