UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE INFORMATICA E CIENCIAS DA COMPUTACAO
DISCIPLINA: Empreendedor em Tecnologia da Informação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IME04-12271
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

A presente disciplina é destinada a desenvolver a capacidade empreendedora dos participantes, estimulando e dando ferramentas inovadoras no direcionamento da gestão do projeto vida, pessoal e profissional integrados, na prática de valores éticos, morais e solidários.
EMENTA:

Ambiente Global
Eras Históricas; Transformações no Mercado; Os Negócios; Novo Ambiente; A Relação de Negócio; Estratégia de Reconhecimento do Ambiente; Desafio; Ambiente da Instituição.

O Perfil Empreendedor
Empreendedorismo; Empreendedor; Características; Questões Fundamentais; Sistema de relação; Habilidades Individuais; Sistema de Construção do Conhecimento; Liderança; Técnicas de Negociação; Dez Passos para o Empreendedorismo; Gerência de Mudanças; Mudanças; Curva de Crescimento; Perfis Pessoais; Visão de Futuro.

O Empreendedor Gestor-Os Negócios e a Empresa
Peculiaridades da Pequena Empresa ou Setor de uma Organização; Algumas regras para parceria, interna e/ou externa; Idéias e Oportunidades de Novos Negócios; Estágios na Criação de um Negócio; Planejamento Estratégico; Metodologia. Capital Intelectual - Patentes,Marcas e Direito Autoral. Oficinas e dinâmicas.


TRAVA:

80 créditos (Ciências Biológicas - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

1. MINTO, BÁRBARA. O PRINCÍPIO DA PIRÂMIDE. São Paulo, Makron Books, 1991.
2. MONTENEGRO, F. F. & BARROS, J. P. D. GESTÃO ESTRATÉGIA. São Paulo, Makron Books, 1996.
3. MATOS, FRANCISCO GOMES DE. EMPRESA FELIZ. São Paulo, Makron Books, 1996.
4. MATOS, FRANCISCO GOMES DE. EMPRESA COM ALMA. São Paulo, Makron Books, 2000.
5. COOPER, ROBERT K. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA EMPRESA. Rio de Janeiro, Campus, 1997.
6. MARCOVITCH, J. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL. São Paulo, FEA/USP, 1996.
7. SCHROETER, J. PALESTRA SEMINÁRIO INFORMAÇÃO E DEMOCRACIA COMLUMBIA / EUA - 1998.
8. ESCOLA DO FUTURO, PALESTRA CONDEX USP - São Paulo - 1997.
9. BARKERJ. SEMINÁRIOS DE NIVELAMENTO - São Paulo - 1995.
10. IBM. SEMINÁRIO E - BUSINESS - São Paulo - 1997.
11. POPCORN, FAITH. O RELATÓRIO POPCORN - CENTENAS DE IDÉAIS DE NOVOS PRODUTOS, EMPREENDIMENTOS E NOVOS MERCADOS - Editora Campus -Rio de Janeiro - 1993.
12. CAMPOS, VICENTE FALCONI. CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL (NO ESTILO JAPONÊS), CFCO - 4ª Edição - Minas Gerais - 1992.
13. FILION, L.J., VISÃO E RELAÇÕES: ELEMENTOS PARA UM METAMODELO DA ATIVIDADE EMPREENDEDORA - International Small Business Journal, 1991 - Tradução de Costa, S.R.
14. FILION, L.J., O PLANEJAMENTO DO SEU SISTEMA DE APRENDIZAGEM EMPRESARIAL: IDENTIFIQUE UMA VISÃO E AVALIE O SEU SISTEMA DE RELAÇÕES - Revista de Administração de Empresas, FGV, São Paulo, jul/set.1991, pag. 31 (3): 63-71.
15. FILION, L.J., VISION ET RELATIONS: CLEFS DU SECCÈS DE L'ENTREPRENEUR - Les Édiions de l'Entrepreneur, Montreal, Canada, 1991.
16. CIAGE/FGV, CADERNOS - 10 - TESTE SEU ESPÍRITO EMPREENDEDOR, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1992.
17. PLANO DE NEGÓCIO
18. CIAGE/FGV, CADERNOS - 9 - PLANO DE INVESTIMENTO, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1992.
19. CIAGE/FGV, CADERNOS - 11 - MAPEAMENTO DE NEGÓCIOS, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1992.
20. CIAGE/FGV, CADERNOS - 12 - PROJETO BÁSICO DE NEGÓCIOS, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1992.
21. HARVARD BUSINESS REVIEW, TRIALS AND REWARDS OF THE ENTREPRENEUR (a.k.a.) "TRE".
22. HARVARD BUSINESS REVIEW, SMALL VENTURES: TACTICS AND STRATEGICS - "SVTS".
23. RICH AND GUMPERT, BUSINESS PLAN THAT WIN $$$, Harper dan Row, 1985.
24. TIMMONS, J.A., NEW VENTURE CREATION, Homewood IL:IRWIN
25. DEGEN, R., O EMPREENDEDOR - FUNDAMENTOS DA INICIATIVA EMPRESARIAL, McGraw-Hill, São Paulo, 1989.
26. DELANEY, W.A., WHY SMALL BUSINESS FAIL, Prentice-Hall, Englewood, Cliffs, 1984.
27. DRUKER, P.F., ADMINISTRANDO PARA O FUTURO: OS ANOS 90 E A VIRADA DO SÉCULO, Livraria Pioneira, 2ª Edição, São Paulo, 1992.
28. DRUKER, P.F., INOVAÇÃO E ESPÍRITO EMPREENDEDOR, Editora Pioneira, 2ª Edição, São Paulo,1987.
29. MARTIN, JAMES. ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO, ED. CAMPUS.
30. DEMARCO, TOM. CONTROLE DE PROJETOS DE SOFTWARE, ED. CAMPUS.
31. LUCENA, MARIA DIVA S. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, ED. ATLAS.
32. MCKENNA. MARKETING DE RELACIONAMENTO, ED. CAMPUS.
33. MONTENEGRO, ERALDO. REVISTA DECIDIR - ANO IV, Nº 37.1998.
34. GOMES DE MATOS, FRANCISCO. REVISTA DECIDIR - ANO IV, Nº38.1998
35. FILION, L. J., VISION ET RELACIONS -CLEFS DU SUCCÈS DE L'ENTERPRENEUR, Les éditions de l'enterpreneur, 1991.
36. GERBER, M.E., O MITO DA EMPREENDEDOR, Editora Saraiva, 3ª Edição, São Paulo, 1992.
37. GUSTAV, B., O EMPREENDEDOR DO VERDE, Makron, McGraw-Hill, SãoPaulo, 1992.
38. NAISBIT, J., MEGATRENDS 2000, Amana-key Editora, 5ª Edição, São Paulo, 1990.
39. PINCHOT, G., INTRAPRENEURING, Editora Harba, São Paulo, 1989.
40. PORTER, M.E., VANTAGEM COMPETITIVA, Editora Campus, Rio de Janeiro, 1990.
41. SALOMAR, S., A GRANDE IMPORTÂNCIA DA PEQUENA EMPRESA, Editora Nórdia, Rio de Janeiro, 1989.
42. SENGE, P.M., A QUINTA DISCIPLINA, Editora Best Seller, São Paulo, 1990.
43. SCHUMACHER, E.F., O NEGÓCIO É SER PEQUENO, Zahar Editora, 4ª Edição,Rio de Janeiro, 1983.
44. WOMACK, J.P.,JONES, D.T., ROOS, D., A MÁQUINA QUE MUDOU O MUNDO, Rio de Janeiro, Campus, 1992.
45. Gomes de Mattos, Francisco. A empresa com Alma, Makson Books, 2000.
46. Kelly, Kevin. Novas Regras para uma Nova Economia.
47. Guess, Ariede. Deliving Company.
48. Kapra, F. O ponto de Mutação.
49. Toffler, Alvin. Power shift.
50. Pra Halad. Competindo pelo futuro.
51. Tagench, hirotaka. Criação do conhecimento
52. Levi, Pierre. Inteligência Coletiva - Por uma antropologia do ciberespaço