UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE INFORMATICA E CIENCIAS DA COMPUTACAO
DISCIPLINA: Avaliação e Inovação em Tecnologia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IME04-12270
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):


EMENTA:

Conceitos Básicos de Avaliação.
As funções da avaliação.
As condições de avaliar.
O perfil do avaliador.
Introdução aos métodos e técnicas de avaliação de desempenho, programas, projetos e instituição.
Metodologia de desenvolvimento de caso prático através de um modelo de avaliação com base nos métodos e técnicas de avaliação de desempenho, programas, projetos e instituição, apresentados.
Construção de Indicadores
Perspectivas econômicas da Lei de Inovação. Inovação como fator de competitividade.
P&D e inovação nas organizações. Inovação como parte do Planejamento Estratégico.
Gestão para a inovação. Criatividade: fundamentos teóricos. Postura empreendedora.
A Propriedade Intelectual - conceitos, deveres e direitos. Formas de proteção do conhecimento. A Propriedade Intelectual na empresa, no serviço público e na academia. A Propriedade Intelectual como vantagem competitiva e valor agregado


TRAVA:

80 créditos (Ciências Biológicas - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

Penna Firme,Thereza. Avaliação: Tendências e Tendenciosidades. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em educação. RJ, V1.n2.p;5-12Jan/mar.94.
Carvalho,m.b. Metodologia a3 - avaliação e construção de indicadores. ed.Ciencia Moderna, RJ.2010
Penna Firme,Thereza.Letichevsky, Ana Carolina. O Desenvolvimento da Capacidade de Avaliação no seculo XXI. Enfrentando o desafio da Meta-Avaliação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em educação. RJ, V10.n36.p;289-300Jul/set.2002.
Ludke,MarliE.D.André.Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. SP; EPU.86
CHANDLER, A., Ensaios para uma Teoria Histórica da Grande Empresa, 5 ed.



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Aguilar,Maria José,Ander-egg, Ezequiel:Avaliação de Serviços e programas Sociais. Petrópolis.Vozes.94
Saul,Ana Maria.Avaliação Emancipatória. Desafio à Teoria e à Prática de Avaliação de Reformulação de Currículo. SP.Cortez.95.
Ohayon,Pierre.UFRJ,2003. Material Didático. Disciplina de Avaliação de Programas em Educação, Ciência e Tecnologia.
DRUCKER, P., Inovação e Espírito Empreendedor, 2 ed. São Paulo, E.Pioneira, 1994.
GLAT, C.S., Grupos de criatividade, Rio de Janeiro, Ed. Art Bureau,1998.
HAMEL, G., PRAHALAD, K., Competindo pelo Futuro, 2 ed. RJ,Editora Campus, 1995.
KELLEY, T., A arte da inovação, São Paulo, Editora Futura, 2001.