UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ENSINO DE CIENCIAS E BIOLOGIA
DISCIPLINA: Educação Ambiental - Trabalho de Conclusão de Curso II
CARGA HORÁRIA: 600 CRÉDITOS: 22 CÓDIGO: IBRAG12-12260
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1836540
TOTAL 22 40 600

OBJETIVO(S):

Apresentar e debater a redação de trabalhos de pesquisa em Educação Ambiental.
Orientar o desenvolvimento e a redação, sob a forma de um trabalho monográfico, dos resultados do projeto de pesquisa elaborado na disciplina Educação Ambiental - Trabalho de Conclusão de Curso I.
Acompanhar a defesa dos resultados do projeto de pesquisa.

EMENTA:

1. O desenvolvimento de pesquisas em Educação Ambiental.
2. A redação e a defesa de pesquisas em Educação Ambiental.
Metodologia
A disciplina Serpa desenvolvida por meio:
" Aulas expositivas com a utilização de recursos audiovisuais;
" Pesquisas bibliográficas e documentais realizadas em materiais impressos e/ ou disponibilizados na internet;
" Encontros de orientação individual para o acompanhamento da implantação e a defesa do projeto de pesquisa em Educação Ambiental.
Avaliação
Será realizada durante o desenvolvimento das atividades e no final do período letivo. Serão avaliadas a freqüência e a participação nas aulas; as atividades realizadas; o projeto de pesquisa desenvolvimento e a defesa da monografia.


PRÉ-REQUISITO 1:

IBRAG12-12259 Educação Ambiental - Trabalho de Conclusão de Curso I
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. ProNEA. Brasília: Ministério da educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: 2005.
_______. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente, Saúde (Temas Transversais). Brasília: Secretaria e Educação Fundamental, 1997.
CADEI, M. S. (Org.). Educação Ambiental e Agenda 21 escolar formando elos de cidadania: livro do professor. 2º Ed. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2010.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. Rio de Janeiro: Gaia, 2004.
GUIMARÃES, Mauro. Caminhos da Educação Ambiental. Da forma à ação. Campinas: Papirus, 2006.
LAYRARGUES, Philippe Pomier (coord.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
LOUREIRO, C. F. B. et AL Educação Ambiental e Gestão Participativa em Unidade de Conservação. 3ª Ed. (revisada e atualizada). Rio de Janeiro: IBAMA, 2008.
LOUREIRO, Carlos Frederico; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de. (orgs.). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental: São Paulo: Cortez, 2006.
QUINTAS, José da Silva (org.) Pensando e praticando a educação na gestão do meio ambiente. Brasília: IBAMA, 2000.
TRAJBER. Rachel, MELLO, Soraia Silva de (Org.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas de educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007.
GIL, Antonio Carlos. Estudo de caso: fundamentação científica, subsídios para coleta e análise de dados e como redigir o relatório. São Paulo: Atlas, 2009.
_________. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 2007.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.