UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ENSINO DE CIENCIAS E BIOLOGIA
DISCIPLINA: Educação Ambiental - Trabalho de Conclusão de Curso I
CARGA HORÁRIA: 600 CRÉDITOS: 22 CÓDIGO: IBRAG12-12259
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
Prática/
Trabalho de Campo
1836540
TOTAL 22 40 600

OBJETIVO(S):

Proporcionar a revisão conceitual de meio ambiente e Educação Ambiental.
Enfocar os princípios e as características essenciais da Educação Ambiental e as recomendações dos grandes eventos nacionais e internacionais.
Discutir as inter-relações existentes entre os fatores sociais, jurídicos, políticos, econômicos, culturais, científicos e tecnológicos e as questões ambientais, regionais, nacionais e planetárias.
Caracterizar a Educação Ambiental no ensino formal e não formal.
Conceituar e identificar as causas e conseqüências dos conflitos socioambientais atuais.
Debater como a pesquisa em Educação Ambiental vem sendo desenvolvida no Brasil e no mundo.
Discutir a importância, os limites e as possibilidades da pesquisa em Educação Ambiental.
Apresentar e debater os diferentes tipos de trabalhos científicos; os referenciais teóricos, as metodologias, os instrumentos de coleta e análise de dados e as técnicas de pesquisa em Educação Ambiental.
Acompanhar a elaboração do projeto de pesquisa em Educação Ambiental.

EMENTA:

1. Meio Ambiente e Educação Ambiental
2. Princípios e características essenciais da Educação Ambiental.
3. Estudo das recomendações dos grandes eventos nacionais e internacionais sobre Educação Ambiental.
4. Educação Ambiental no ensino formal e não formal.
5. Problemas e conflitos socioambientais da atualidade: definição, causas e conseqüências.
6. A pesquisa em Educação Ambiental: limites e possibilidades.
7. A elaboração do projeto de pesquisa em Educação Ambiental: Metodologias; coleta e análise de dados; delimitação do estudo, técnicas e recursos.
Metodologia
A disciplina Serpa desenvolvida por meio:
Aulas expositivas e práticas com a utilização de recursos audiovisuais e outros materiais;
Pesquisas bibliográficas e documentais dos aportes teóricos relativos aos temas enfocados realizados em materiais impressos e/ ou disponibilizados na internet;
Dinâmicas de grupo; excursões didáticas (trabalho de campo) e apresentação de seminários;
Encontros de orientação individual para o planejamento do projeto de pesquisa em Educação Ambienta.
Avaliação
Será realizada durante o desenvolvimento das atividades e no final do período letivo. Serão avaliadas a freqüência e a participação nas aulas; os relatórios das atividades teóricas e práticas, os seminários apresentados e o projeto de pesquisa elaborado. Também poderão ser realizadas provas com questões discursivas.


TRAVA:

134 créditos (Ciências Biológicas - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. ProNEA. Brasília: Ministério da educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: 2005.
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CADEI, M. S. (Org.). Educação Ambiental e Agenda 21 escolar formando elos de cidadania: livro do professor. 2º Ed. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2010.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. Rio de Janeiro: Gaia, 2004.
GUIMARÃES, Mauro. Caminhos da Educação Ambiental. Da forma à ação. Campinas: Papirus, 2006.
LAYRARGUES, Philippe Pomier (coord.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
LOUREIRO, C. F. B. et AL Educação Ambiental e Gestão Participativa em Unidade de Conservação. 3ª Ed. (revisada e atualizada). Rio de Janeiro: IBAMA, 2008.
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QUINTAS, José da Silva (org.) Pensando e praticando a educação na gestão do meio ambiente. Brasília: IBAMA, 2000.
TRAJBER. Rachel, MELLO, Soraia Silva de (Org.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas de educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007.
GIL, Antonio Carlos. Estudo de caso: fundamentação científica, subsídios para coleta e análise de dados e como redigir o relatório. São Paulo: Atlas, 2009.
_________. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 2007.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.