UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ZOOLOGIA
DISCIPLINA: Práticas Integradas em Biodiversidade
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IBRAG11-12256
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

O objetivo da disciplina é qualificar os estudantes de Ciências Biológicas no aprendizado e aplicação de técnicas de inventários e avaliação rápida da Biodiversidade.
EMENTA:

Técnicas de levantamento da diversidade biológica. Escalas de levantamento.
Amostragem da vegetação: métodos de inventários (para herbáceas, trepadeiras, arbustivas e arbóreas).
Amostragem de fauna: vertebrados voadores; vertebrados não-voadores; invertebrados terrestres; invertebrados aquáticos.
A técnica RAPELD: estabelecimento de parcelas terrestres, ripárias, aquáticas e trilhas.
As coleções científicas como base para os estudos de biodiversidade. Coleta, autorizações de coleta, preparação de espécimes para o tombamento. Tipos de estudos que podem ser feitos com material de museus.
METODOLOGIA - Aulas teóricas com utilização de recursos audiovisuais. Estudos Dirigidos e Seminários. Aulas práticas em campo e laboratório.
AVALIAÇÃO - Análise da participação individual em seminário a cargo de um grupo de alunos. Análise da participação individual em atividades práticas de campo e laboratório. Aplicação da técnica RAPELD em área previamente determinada. Análise do relatório produzido.

Obs: Trata-se de disciplina a ser ministrada pelos Departamentos de Biologia Vegetal, Ecologia e Zoologia, de forma integrada, ou seja, todos os docentes envolvidos estarão em campo com os alunos.



BIBLIOGRAFIA:

Almeida, L.M.; Costa, C.S.R. & Marinoni, L. 1988. Manual de Coleta, Conservação, Montagem e Identificação de Insetos. Holos Editora. 78 p.
Aquino, A.M. 2001. Manual para coleta de macrofauna do solo. Seropédica: Embrapa Agrobiologia, maio 2001. 21p. Embrapa-CNPAB. Documentos, 130. 24 p.
Baptista, D.F.; Buss, D.F.; Egler, M.; Giovanelli, A.; Silveira, M.P. & Nessimian, J. 2007. A multimetric index based on benthic macroinvertebrates for evaluation of Atlantic Forest streams at Rio de Janeiro State, Brazil. Hydrobiologia, 575: 83-94.
PPBIO/INPA. 2010. Curso básico de RAPELD e monitoramento da biodiversidade. Manaus, AM. 53 p.
Porto, M.L. 2008. Comunidades vegetais e fitossociologia: fundamentos para a avaliação e manejo de ecossistemas. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 240 p.