UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ECOLOGIA
DISCIPLINA: Desenho Amostral
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IBRAG10-12244
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá de ser capaz de: descrever os princípios gerais básicos das técnicas estatísticas; interpretar os resultados das técnicas estatísticas mais comuns; representar resultados estatísticos usando gráficos bi ou ocasionalmente, tridimensionais; relacionar a matemática e a estatística com problemas do mundo real; Debater a estrutura dos testes de inferência e sua lógica e filosofia; Simular tratamento de dados usando métodos computacionais; efetuar avaliações críticas da literatura pertinente; planejar o desenho amostral de projetos de pesquisa na área biológica.
EMENTA:

O que é a ciência, o que é a cultura e o que estou revelando. Filosofia, hipótese nula e estatística. Termos básicos da comunicação estatística. Desenho amostral: planejando experimentos. Comparação de amostras; testes de permutação; comparações simples; Análise de variância simples; Regressão; Questões multifatoriais; Ancova e Regressão Múltipla; Análise Multivariada e Análise de Caminhos.
METODOLOGIA: Aulas teóricas com a utilização de recursos audio-visuais. Aulas práticas no laboratório com computadores.
AVALIAÇÃO: Pravas e estudos dirigidos e/ou relatórios e/ou seminários.



BIBLIOGRAFIA:

Hurlbert, S. 1984. Pseudoreplication and the design of ecological Field experiments. Ecological Monographs, 54(2): 187-211.
Magnusson, W.E. 2000. Error bars: are they the King's clothes? Bulletin of Ecological Society of America, 81 (2): 147-150.
(*)Magnusson, W.E. & Mourão, G. 2003. Estatística sem matemática. A ligação entre as questões e as análises. Editora Planta, Londrina, 126 pp.
McCullough, B.D. & Wilson, B. 1999. On the accuracy of statistical procedures in Microsoft Excel 97. Computational Statistics & Data Analysis, 31: 27-32.