UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ECOLOGIA
DISCIPLINA: Biologia Molecular e Biodiversidades
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IBRAG10-12241
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
Laboratório1 2 30
TOTAL 3 5 75

OBJETIVO(S):

Fornecer ao aluno embasamento sobre mapeamento de genomas de eucariotos, visando o desenvolvimento de metodologias e tecnologias que permitam a precisa identificação de indivíduos da fauna e flora de regiões, com ênfase em estudos relacionados com a preservação de espécies ameaçadas por mudanças ambientais ou pela ação de homens. Apresentar as diversas aplicabilidades da análise forense do DNA ao estudo da biodiversidade das espécies.
EMENTA:

1. Abordagem histórica da genética, genética forense e biodiversidade. 2. Genomas eucariotos. Características gerais. Tamanho e complexidade. DNA repetido e de cópia única. 3. Genomas extra-nucleares: Características gerais, tamanho e conteúdo gênico. 4. Marcadores do DNA utilizados na identificação de espécies e estudos de genética de populações. 5. Técnica de coleta de material para isolamento de DNA. 6. Técnicas aplicadas ao estudo do DNA. PCR. Eletroforese de ácidos nucléicos. 7. Técnicas de seqüenciamento de diferentes marcadores de DNA. 8. Introdução à bioinformática. Análise de seqüência de DNA. Softwares comumente utilizados. Bancos de seqüências de DNA. Bancos de "códigos de barras". 9. Submissão de seqüências aos bancos públicos de DNA: Programas (softwares) e dados. Treinamento. 10. Análise de freqüências gênicas: softwares comumente utilizados. Treinamento com o software Arlequin. 11. Aplicações na análise da biodiversidade, identificação de indivíduos e em genética forense. Estudo de casos. 12. Aspectos legais e éticos das análises forense e da biodiversidade.
METODOLOGIA - Aulas teóricas com utilização de recursos audiovisuais. Estudos Dirigidos e Seminários. Aulas práticas em laboratório.
AVALIAÇÃO - Análise da participação individual em seminário a cargo de um grupo de alunos. Análise da participação individual em atividades práticas em laboratório. Duas avaliações discursivas.



BIBLIOGRAFIA:

1. DNA Recombinante - Genes e Genomas. James Watson, Richard Myers, Amy Caudy e Jan Witkowski, Artmed, 3a ed, 2009.
2. A Interpretação Genética da Variabilidade Humana - Bernardo Beiguelman -Ribeirão Preto: SBG, 2008.
3. A Ciência do DNA. David Micklos, Greg Freyer e David Crotty, Artmed, 2a ed, 2005.
4. Evolução, Ciência e Sociedade - Editor: Douglas J. Futuyma, State University of New York -
SBG, 2002.
5. DNA Forense - Coleta de amostras biológicas em locais de crime para estudo do DNA - Luiz Antonio Ferreira da Silva, Nicholas Soares Passos - Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2002.
6. Técnicas Instrumentales en Genética Forense - Fabricio Gonzáles Andrade e Maria Begoña Martínez Jarreta Colección Orfila Rotger de Ciencia Forense, 2001.
7. Forensic DNA Typing - John Butler, Academic Press, 2001.
8. DNA typing protocols: Molecular Biology and Forensic Analysis. Bruce Budowle, Jenifer Smith, Tamyra Moretti, Joseph Dizinno. BioTechniques Books, 2000.