UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE BIOLOGIA VEGETAL
DISCIPLINA: Metodologia em Educação Ambiental
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IBRAG09-12239
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

Capacitar o aluno a conhecer estratégias metodológicas com o fim de planejar, realizar e difundir ações em EA no contexto não formal.
Promover as atividades teórico-práticas alicerçadas em referenciais teórico-práticos codificados pelo Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), visando novas concepções de mundo, na qual, a EA é um dos instrumentos de modificações sócio-ambientais

EMENTA:

1. Fornecer um panorama amplo, básico e atualizado das principais estratégias de coleta, análise e difusão de dados/informações, tendo como abordagem conceitual-metodológica o paradigma da pesquisa qualitativa;
2. Capacitar estudantes de variados cursos a começarem atividades e projetos no contexto sócio-ambiental, com as bases metodológicas vigentes no campo;
3. Abordagem dos Paradigmas quanti-qualitativos da Educação Ambiental (EA) e seus pressupostos teórico-práticos metodológicos.
4. Políticas e Programas Públicos governamentais em EA.
5. Compreensão da EA como instrumento de transformação sócio-ambiental capaz de promover uma nova concepção de mundo, mudanças de posturas, condutas e hábitos no cidadão e sua comunidade, no contexto não formal especialmente empresarial, ecoturístico e costeiro.
Metodologia:
Aulas expositivas com recursos audio-visuais; aulas práticas em laboratório e saídas de campo para práticas empíricas, atividades complementadas com elaboração de relatórios e leitura de bibliografia especializada.
Avaliação: Será realizada mediante três avaliações escritas: teste, formulação de relatório de trabalho empírico e formulação e apresentação de seminários.



BIBLIOGRAFIA:

MINAYO, M. C. De S. (Org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 19 ed. Petrópolis, Vozes, 2001, 80 p.
PEDRINI, A de G. (Org.) Metodologias em Educação Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2007, 240 p.
PEDRINI, A de G. (Org.) Educação Ambiental Empresarial no Brasil. São Carlos :RiMa, 2008, 280 p.
PEDRINI, A de G. (Org.) Educação Ambiental Marinha e Costeira no Brasil. Rio de Janeiro: Eduerj, 2010, 272 p.