UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE BIOLOGIA VEGETAL
DISCIPLINA: Introdução à Limnologia e Oceanografia
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IBRAG09-12237
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 4 5 75

OBJETIVO(S):

Fornecer ao aluno conhecimentos básicos da estrutura e função dos ecossistemas aquáticos continentais e marinhos. Capacitar os alunos a reconhecerem os eventos que alteram o funcionamento das comunidades biológicas nos ecossistemas aquáticos. Analisar a importância e estado atual de uso e conservação dos recursos hídricos e marinhos. Identificar alterações antrópicas nestes ambientes e soluções.
EMENTA:

Considerações históricas e a limnologia e oceanografia na sociedade moderna. Gênese dos ecossistemas lacustres. Geografia e geomorfologia dos oceanos. Estrutura abiótica: propriedades físicas e químicas da água; radiação (luz e temperatura); ciclos biogeoquímicos (O, C, N, P, S, Si e principais cátions e ânions, elementos traços); mares, circulação e movimento de massas d'água. Estrutura biótica: produtores primários (fitoplâncton, perifiton e macrófitas), zooplâncton, comunidade bentônica e nécton. Análise de comunidades, teia trófica e biodiversidade. Etapas do metabolismo nos ambientes aquáticos: produção, consumo e decomposição. Eutrofização, sobrepesca, manejo e recuperação de ecossistemas aquáticos continentais e marinhos.

METODOLOGIA: Aulas expositivas com recursos audio-visuais e didáticos; aulas práticas no laboratório e em campo através de excursões científicas e visitas a instituições. As atividades de campo visam a observação e coleta de amostras para processamento no laboratório visando a elaboração do projeto final. Importante considerar a relação de 15 alunos para 1 professor para as atividades de campo.

AVALIAÇÃO: Será realizada mediante avaliações escritas, relatórios de atividades práticas no laboratório e projeto final.


TRAVA:

80 créditos (Ciências Biológicas - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

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Rebouças, A.C.; Braga, B. & Tundisi, J.G. (Eds) 2006. Águas doces no Brasil: capital ecológico, uso e conservação. São Paulo, Escrituras Editora. 3ª Ed. 748p.
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