UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE BIOQUIMICA
DISCIPLINA: Bioquímica Fisiológica
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IBRAG05-12195
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Laboratório1 2 30
TOTAL 3 4 60

OBJETIVO(S):

Esta disciplina tem por objetivo descrever vias metabólicas especializadas e os aspectos bioquímicos dos sistemas cardiovascular, respiratório e renal, bem como desenvolver o raciocínio crítico e aplicado em projetos de pesquisa desenvolvidos nos laboratórios do Departamento de Bioquímica.
EMENTA:

Bioquímica de nucleotídeos: Digestão, absorção e transporte de nucleotídeos; Síntese de nucleotídeos purínicos e pirimidínicos; Degradação de nucleotídeos; Excreção de ácido úrico; Patologias associadas a erros no metabolismo de nucleotídeos; Utilização de fármacos que interferem nas vias de síntese dos nucleotídeos.
Metabolismo de xenobióticos: Reações de fases I e II; Sistema P450, GST, UGT e outras; Modificações do xenobiótico após o processo de biotransformação; Variação individual de resposta aos diferentes xenobióticos.
Metabolismo do ferro e do heme: Absorção, transporte e armazenamento do ferro; Estrutura das porfirinas; Síntese e degradação das porfirinas; Porfirias e icterícias.
Bioquímica do sangue: Funções do sangue; Componentes do plasma; Fracionamento de proteínas plasmáticas e sua utilidade no diagnóstico de determinadas patologias; Sistemas especializados do plasma; Coagulação e fibrinólise; Mecanismos de ação de anticoagulantes.
Transporte de gases: Processo de difusão dos gases; Trocas gasosas nos pulmões e tecidos periféricos; Estrutura da hemoglobina; Transporte de O2 e CO2; Fatores que interferem no transporte de O2 e CO2.
Equilíbrio ácido-básico: Tampões sanguíneos; Tamponamentos fisiológicos e físico-químicos; Definição de alcalose e acidose respiratórias e metabólicas; Tamponamento celular; Tamponamento respiratório; Tamponamento renal.
Equilíbrio hidrossalino: Metabolismo da água; Fatores que afetam a distribuição de água corporal; Hidratação e desidratação; Funções e metabolismo dos eletrólitos.
METODOLOGIA
Transmissão do conteúdo através de aulas expositivas com recurso de mídia, discussão de artigos científicos e desenvolvimento do raciocínio crítico aplicado às aulas práticas.


PRÉ-REQUISITO 1:

IBRAG05-12138 Bioquímica (Metabolismo)
TRAVA:

80 créditos (Ciências Biológicas - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

Baynes, J.W. (2007). Dominiczak, M.H., Bioquímica Médica, Tradução da 2ª edição. Elsevier Editora Ltda., Rio de Janeiro, RJ.
Berg, J.M. Tymoczko, J.L., Stryer, L. (2008). Bioquímica, 6ª edição. Editora Guanabara Koogan Ltda., Rio de Janeiro, RJ.
Devlin, T.M. (2007). Manual de Bioquímica com Correlações Clínicas, Tradução da 6a. edição americana. Editora Edgard Blucher Ltda., São Paulo, SP.
Murray, R.K., Granner, D.K., Rodwell, V.W. (2007). Harper: Bioquímica Ilustrada 27ª edição. McGraw Hill Education, São Paulo, SP.
Voet, D., Voet, J.G., Pratt, C.W. (2008). Fundamentos de Bioquímica : A vida em nível molecular, 2a. edição. Artmed Editora S.A., Porto Alegre, RS.