UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado VI
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: CAP04-12180
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio3 6 90
TOTAL 3 6 90

OBJETIVO(S):

Estimular uma permanente atitude de reflexão diante dos problemas da educação científica, possibilitando a definição de objetivos educacionais significativos, a escolha e criação de estratégias de ensino eficazes e coerentes e de procedimentos adequados de avaliação para o ensino de Ciências e Biologia. Aplicar o conhecimento desenvolvido na graduação à metodologia dos processos de ensino e aprendizagem, em situações de escolarização, preparando unidades de ensino, material didático e recursos audiovisuais. Exercitar e desenvolver habilidades pessoais e profissionais inerentes à docência, associando teoria e prática, de forma a complementar o processo de aprendizagem, transferindo estudos teóricos e teórico-práticos para situações concretas de sala de aula através das mini-aulas e regência de turmas de ensino fundamental e médio.
EMENTA:

A aplicabilidade de conhecimentos de Ciências Biológicas e Didática à metodologia dos processos de ensino e aprendizagem, em situações de escolarização. O desenvolvimento de mini-projetos diretamente ligados ao preparo de unidades de ensino, material didático e recursos paralelos. Regência de turma: Exercício da intervenção na realidade escolar, no ensino fundamental e médio. A pesquisa como fonte de reflexão e análise crítica da prática docente. *Esta disciplina será obrigatória para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Metodologia: Leitura e discussão de artigos e análise de dados estatísticos, através de trabalhos individuais e em grupo para a identificação da situação do ensino de Ciências e Biologia na realidade educacional do Instituto de Aplicação. Análise, seleção e desenvolvimento de alternativas metodológicas para o ensino das Ciências, construindo materiais e recursos didáticos e utilizando-os na prática educativa. Experiência prática, em turma de Ensino Fundamental e Médio, através da observação do trabalho docente e discente, da análise da turma, elaboração e na aplicação do plano de aula em efetiva regência de turma.
Avaliação: A avaliação se pautará no processo e no produto apresentados, incluindo os trabalhos individuais e em grupo, a programação de estágio, a regência de classe, participação e desempenho durante o curso, contribuições para o planejamento do estágio e trabalho final escrito com apresentação.


TRAVA:

86 créditos (Ciências Biológicas - versão 6)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

CAP04-08845 Estágio Supervisionado em Biologia VI
 
BIBLIOGRAFIA:

BORDENAVE, Pereira. Estratégia de ensino aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1980.
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Editora Ática, 2ª ed., 2002.
CANTO, E. L. Coleção Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano. São Paulo: Moderna, 1999.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de e GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 1995, p. 120.
CAZELLI, S. Alfabetização Científica e Processos Educativos. Perspicillum. MAST - Rio de Janeiro, v.6 n.1, p. 75-104, 1992.