UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado II (Ciências)
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP04-12178
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Relacionar teoria e prática no ensino de Ciências na escola básica. Compreender a escola e a sala de aula como espaços de construção de conhecimento e de formação de cidadania. Discutir os princípios epistemológicos do ensino de Ciências e as implicações humanas, éticas, sociais e políticas. Elaborar e executar planejamento de atividades de ensino de Ciências em unidades escolares. Vivenciar experiências de ensino de Ciências na escola básica sob a orientação e supervisão dos professores.
EMENTA:

Os saberes dos professores de Ciências. As aulas de Ciências no ensino fundamental e a transposição dos conhecimentos. Acompanhamento da prática docente de professores de Ciências de 3º e 4º ciclos do ensino fundamental. Planejamento e execução de atividades docentes relacionadas ao ensino de Ciências no 3º e 4º ciclos do ensino fundamental sob orientação e supervisão do professor. * Esta disciplina será obrigatória para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Metodologia: Leitura e discussão de artigos e análise de dados estatísticos, através de trabalhos individuais e em grupo, para a identificação de situação do ensino de Ciências e Biologia na realidade educacional do Instituto de Aplicação. Análise, seleção e desenvolvimento de alternativas metodológicas para o ensino das Ciências, construindo materiais e recursos didáticos e utilizando-os na prática educativa. Experiência prática em sala de aula através da observação do trabalho docente e discente, da análise da turma, auxílio aos docentes e alunos-regentes na elaboração e na aplicação do plano de aula em turma.
Avaliação: A avaliação se pautará no processo e no produto apresentados, incluindo os trabalhos individuais e em grupo, a programação de estágio, participação e desempenho durante o curso, contribuições para o planejamento do estágio, desenvolvimento de metodologias e trabalho final escrito com apresentação.


TRAVA:

86 créditos (Ciências Biológicas - versão 6)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

CAP04-08843 Estágio Supervisionado em Biologia II
 
BIBLIOGRAFIA:

LOPES, A. C. Conhecimento Escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
LOPES, A. C. e MACEDO, E. (orgs.) Disciplinas e Integração Curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
NARDI, Roberto, BASTOS, Fernando e DINIZ, Renato Eugênio da S. (orgs.) Pesquisas em Ensino de Ciências: contribuições para a formação de professores. São Paulo: Escrituras, 2004.
OLIVEIRA, D. L. de. Ciências nas Salas de Aula. Porto Alegre: Mediação, 1997.
SILVA, L. H. da (org.). Século XXI: Qual Conhecimento? Qual Currículo? Petrópolis: Vozes, 1999.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação de Professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.