UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ENSINO DE CIENCIAS E BIOLOGIA
DISCIPLINA: Saúde e Ambiente
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IBRAG12-12170
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

conceituar saúde;
identificar as inter-relações existentes entre os diferentes fatores determinantes da saúde individual e coletiva;
diferenciar e debater as principais endemias, epidemias e pandemias que afetam a sociedade atual;
descrever a importância das temáticas relativas à saúde e ambiente serem enfocadas de modo transversal e interdisciplinar;
debater algumas das doenças da atualidade, suas causas, conseqüências e formas de prevenção;
apresentar a importância da educação na prevenção de doenças e da promoção da saúde.

EMENTA:

Estudo de conteúdo sobre o conceito de saúde individual e coletiva, estimulando práticas que contribuam para melhor qualidade de vida do brasileiro.
1. Conceito de saúde.
2. Saúde e a realidade socioambiental do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.
3. A contramão da saúde: novas e velhas doenças.
4. Saúde pública e cidadania: endemias, epidemias e pandemias.
5. Saúde e o acesso às novas tecnologias de diagnóstico.
6. Saúde, educação e ambiente: transversalidade e interdisciplinaridade.
7. Prevenção de doenças e promoção da saúde.

Metodologia
O conteúdo teórico será desenvolvido por intermédio de aulas expositivas, dinâmicas de grupo, projeção de filmes e atividades em grupo.

Avaliação
Na avaliação da disciplina serão utilizadas atividades individuais e em grupo, tais como: seminários, trabalhos de pesquisa, dinâmicas de grupo etc.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IBRAG12-09709 Saúde e Ambiente
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Decreto nº 7179, de 20 de maio de 2010. Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas. Disponível em: http://obid.senad.gov.br
_____. Mais Saúde: Direitos de Todos Brasília: Ministério da Saúde, 2008.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Projetos Educacionais Especiais. Parâmetros Curriculares Nacionais - Brasília, 1998.
CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. A saúde pública e a defesa da vida. São Paulo: Hucilea, 1994.
EIBENSCHUTZ, Catalina. (Org) Política de saúde: o público e o privado. Rio de Janeiro, FIOCRUZ, 1996.
FAGUNDES, Tereza Cristina Pereira Carvalho. Educação sexual: construindo uma nova realidade. Salvador, Envelope & Cia, 1995.
IYDA, Massako. Cem anos de saúde pública: a cidadania negada. São Paulo: Editora UNESP, 1994.
KABAT, Geoffrey. Riscos Ambientais à Saúde: mitos e verdades.São Paulo: Guanabara Koogan, 2009.
LOPES, Mario. Política de Saúde Pública Interação dos Atores Sociais. São Paulo: Atheneu, 2010.
NEVES, David Pereira. Parasitologia Dinâmica - 3ª Ed. São Paulo: Atheneu, 2009.
ROCHA, Aristides Almeida Rocha e CESAR, Chester Luiz Galvão. Saúde Pública: bases conceituais. São Paulo: Atheneu, 2008.
VALLA, Victor Vincent. (Org) Saúde e Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
VALLA, Victor Vincent e STOTZ, Eduardo Navarro. (Org) Educação, Saúde e Cidadania. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.