UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ZOOLOGIA
DISCIPLINA: Diversidade Animal II
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IBRAG11-12154
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 4 5 75

OBJETIVO(S):

Através de aulas expositivas, práticas, estudos dirigidos e trabalho de campo, saber o que é um vertebrado, conhecer as hipóteses sobre a sua origem, ter noção sobre os eixos e planos que dividem os vertebrados, identificar os diferentes grupos de vertebrados por sua a anatomia externa e conhecer, de modo comparativo, os sistemas funcionais dos vertebrados, a relação entre a forma e função das diversas estruturas que compõem estes sistemas, contextualizando-as no processo evolutivo dos grupos.
EMENTA:

I. Processo evolutivo dos vertebrados - O que são os vertebrados e como são tratados filogeneticamente?
II. Filogenia dos Deuterostomia. Origem e caracterização dos Chordata e seus subfilos. Morfologia, biologia e diversidade nos Cephalochordata, Tunicata e Vertebrata. Evolução e biologia das principais linhagens de Vertebrata: Agnatha, Placodermi, Chondrichthyes, Actinopterygii, Sarcopterygii, Amphibia, Testudines, Lepidosauria, Archosauria e Mammalia.
III. Evolução da endotermia em vertebrados.
IV. Tegumento: quais são as camadas epidérmica e dérmica da pele nos diferentes grupos de vertebrados. Anexos da pele e sua origem embrionária.
V. Sistema de locomoção: esqueletos axiais e apendiculares nos diferentes grupos de vertebrados. Homologias nas séries de transformações.
VI. Estrutura de cabeça e pescoço: Origem, ontogenia e filogenia do crânio.
VII. Sistema digestório e derivados: Mandíbula, laringe, língua, brânquias, pulmões, trato digestório. Distinção entre digestão e nutrição. Comportamentos e estruturas para a apreensão dos alimentos. Dentes.
VIII. Sistema Respiratório: estruturas responsáveis pelas trocas gasosas nos diferentes grupos animais em relação ao habitat e a disponibilidade de oxigênio no ambiente. Homologias nas séries de transformações nos vertebrados.
IX. Sistema circulatório: Estrutura básica, artérias e veias, coração. Diferenças entre circulação aberta e fechada; simples e dupla; completa e incompleta, correlacionando-as com os diferentes grupos animais nos quais ocorrem. Homologias que se sucedem com relação aos arcos aórticos e às cavidades cardíacas nos diferentes grupos de vertebrados.
X. Sistema urogenital: Canais renais e rins, gônadas, cloaca. Os diferentes tipos de excretas nitrogenados em relação ao habitat e disponibilidade de água. Anatomia dos órgãos internos e externos e as estruturas associadas do sistema reprodutor masculino e feminino.
XI. Sistema nervoso: Sistema nervoso central e autônomo, órgãos de sentido e suas principais funções em cada grupo de vertebrado. A estrutura dos neurônios e os diferentes tipos. Os tipos diferentes de Sistema Nervoso nos diferentes filos animais e sua origem e evolução. Os receptores para cada um dos sentidos (visão, audição, equilíbrio, tato, olfato, paladar e sensibilidade elétrica nos diferentes grupos animais).
XII. Relacionar o conhecimento dos vertebrados dentro de uma visão evolutiva e conservacionista da Biodiversidade.
Metodologia:
Aulas expositivas, discussão de textos, estudo dirigido, atividades de laboratório, visita a zoológicos e museus. Para as aulas práticas, é necessária a sub-divisão da turma em grupos 10 alunos.

Avaliação:
Apresentação de seminários, provas escritas e práticas, relatórios de aulas práticas de laboratório, seminários, estudos dirigidos individuais ou em grupos.


PRÉ-REQUISITO 1:

IBRAG11-12153 Diversidade Animal I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IBRAG11-12343 Diversidade Animal II
 
BIBLIOGRAFIA:

Goslow, G. & Hildebrand, M. 2006. Análise da estrutura dos vertebrados. Rio de Janeiro, Editora ATHENEU.
Hildebrand, M. 1995. Análise da estrutura dos vertebrados. São Paulo, Atheneu.
Höfling, E.; Oliveira, A. M. S.; Rodrigues, M. T.; Trajano, E.; Rocha, P. L. B. 1995. Chordata: manual para um curso prático. São Paulo, Edusp.
Homberger, D. G. & Walker, W. F. 2005. Vertebrate dissection. Belmont, Thompson Learning / Brooks / Cole.
Kardong, K. V. 2006. Vertebrates. Comparative anatomy, function, evolution. Boston, McGraw-Hill Book Company.
Kardong, K. V. & Zalisko, E. J. 2002. Comparative Vertebrate Anatomy - A laboratory dissection guide. New York, McGraw-Hill.
Kent, G. C. & Carr, R. K. 2001. Comparative Anatomy of the Vertebrates. New York, McGraw-Hill.
Randall, D.; Burggren, W. & French, K. 2000. Fisiologia Animal - Mecanismos e Adaptações. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S.A.
Romer, A. S. & Parsons, T. S. 1985. Anatomia comparada dos vertebrados. São Paulo, Atheneu Editora.